Você está lendo...
BMW confirma fábrica de veículos no Brasil
Mercado

BMW confirma fábrica de veículos no Brasil

Montadora alemã pretende construir uma fábrica no País. O anúncio foi feito juntamente com um pedido ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para que o governo reavalie o aumento do IPI para importados

14 de out, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 BMW confirma fábrica de veículos no Brasil

Célia Froufe

A BMW confirmou que pretende construir uma fábrica no País. O anúncio foi feito juntamente com um pedido ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para que o governo reavalie o aumento do IPI para veículos importados.

De acordo com informações da pasta, Pimentel não se comprometeu com a solicitação porque a decisão precisa ser tomada em conjunto com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele repetiu aos executivos da fabricante alemã que o governo está disposto a conversar com as empresas que querem investir aqui. Há, assim, possibilidade de flexibilização do aumento do imposto.

Publicidade


Representantes da BMW apresentaram dados do setor e sobre o investimento que pretendem fazer no País, como quantidade de recursos a serem aplicados na nova fábrica, estimativa de produção de automóveis e geração de empregos. Enquanto aguarda uma resposta do governo federal, a empresa iniciará negociações com os Estados.

Os primeiros rumores sobre a fábrica surgiram em março, em uma reunião anual que a montadora promove com a imprensa em Munique (Alemanha). Em abril, o presidente da subsidiária brasileira, Henning Dornbusch, afirmou que o Brasil era fortíssimo candidato a receber a planta.

O modelo mais cotado para ser o primeiro BMW nacional é o X1. Inicialmente, a planta deverá funcionar no regime CKD – o carro será apenas montado no País com peças vindas da Alemanha.


Audi e Mercedes, as maiores rivais da BMW, já fabricaram carros no Brasil.

Deixe sua opinião