Você está lendo...
BMW, Toyota e Mercedes lideram recalls em 2019
Mercado

BMW, Toyota e Mercedes lideram recalls em 2019

No primeiro trimestre, BMW, Toyota e Mercedes-Benz foram as marcas campeãs de convocações feitas no Brasil

Redação

17 de mai, 2019 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

recalls
MAIOR PARTE DOS RECALL DA TOYOTA FORAM RELACIONADOS AO AIR BAG DEFEITUOSO DA TAKATA
Crédito:Joe Skipper/REUTERS

BMW, Toyota e Mercedes-Benz foram as marcas com maior número de recalls no Brasil nos três primeiros meses deste ano. No total, houve 34 campanhas feitas por 13 marcas e envolvendo 66 modelos diferentes entre janeiro e março deste ano. É o que aponta um levantamento feito pelo aplicativo Papa Recall, que considera apenas veículos de passeio e comerciais leves. A BMW contesta os dados (leia mais abaixo).

O estudo aponta que 32% das marcas presentes no Brasil e 8% da frota foram alvo de recall nos três primeiros meses de 2019. Entre os carros cadastrados no aplicativo, 44% foram alvo de chamamentos das fábricas.

A lista é liderada pela BMW, com oito recalls de janeiro a março. Depois, vem a Toyota, com cinco, seguida pela Mercedes-Benz, com quatro convocações.

Publicidade


A BMW discorda dos números informados pelo Papa Recall. De acordo com um porta-voz da marca, houve cinco chamados envolvendo carros da empresa no Brasil entre os dia 1 de janeiro e 30 de março de 2019.

O Jornal do Carro mantém um histórico atualizado dos recalls feitos no Brasil. Além do modelo envolvido, detalhamos o tipo de risco, bem como o número de unidades afetadas e os canais para o leitor entrar em contato com a marca.

A5 teve o maior número de recalls

De janeiro a março, houve no País 177 “recalls únicos”, como são chamadas as campanhas que agrupam modelos de anos diferentes. Nesse caso, no topo da lista está a Audi.


Os responsáveis pela primeira posição foram os sedãs A5 e A4, com 12 e dez recalls únicos, respectivamente. O terceiro modelo com maior número de recalls únicos (sete) no País é a picape Volkswagen Saveiro.

Em janeiro, a VW anunciou a recompra de 194 carros que foram vendidos com peças pré-série. Há desde modelos importados, como Touareg, CC, Passat (sedã e Variant) e Tiguan, aos nacionais Golf, Up!, Fox, CrossFox, Saveiro, Polo (hatch e sedã), Gol, Parati e Voyage.

VÍDEO DA SEMANA:


O que é recall

Previsto em lei, o recall é uma medida adotada pelas fabricantes para verificar e corrigir defeitos que podem comprometer a segurança dos ocupantes do veículo. De acordo com informações do Procon, os proprietários devem ser avisados por meio de anúncios em veículos de comunicação, com detalhes como o modelo, ano de fabricação e número de chassis dos veículos envolvidos. Algumas marcas também enviam cartas aos clientes. Os serviços realizados nos carros são gratuitos.

Depois de ser avisado sobre o recall, é dever do dono do carro agendar a revisão. Feito o reparo, o cliente tem direito a um comprovante garantindo que averiguação e, eventualmente, troca da peça defeituosa, foi realizada. Isso poderá ser útil no momento da revenda do veículo.


Também é possível consultar se um carro está envolvido em recall por meio do site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A consulta é gratuita e feita a partir dos números do chassi ou do Registro Nacional de Veículos Automores (Renavam), impresso na parte superior do documento de propriedade.

Antes de comprar um usado é recomendável que o interessado cheque se constam campanhas de recall para o veículo. Em caso afirmativo, o comprador pode exigir do vendedor o comprovante que ateste que serviço foi realizado.

O Papa Recall reúne informações sobre mais de 600 campanhas realizadas no Brasil nos últimos 14 anos. No total, houve 2.836 recalls únicos, envolvendo 40 marcas e 796 modelos diferentes.


Atualizada em 17/5/2019 às 17h46

Deixe sua opinião