Os SUVs deram a tônica da última década na indústria de carros, confirmando a tendência de dominação da categoria no mercado global. Pois, no primeiro semestre de 2024, os utilitários esportivos responderam por 47,49% dos veículos novos no Brasil – quase a metade dos emplacamentos. Foram 403.108 modelos de janeiro a junho, com destaque para o segmento de SUVs compactos, que detém a maioria das vendas (veja o ranking).
Assim, resta às montadoras disputarem um segmento cada vez mais povoado e diverso. Para isso, nos próximos dois anos, a categoria de SUVs compactos vai crescer no País. No momento, Chevrolet, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Toyota e Volkswagen trabalham em seus futuros modelos, todos a serem lançados até 2026, com produção local. Estes novatos vão se juntar aos mais de 20 modelos à venda no segmento.
Parte desses carros vai atacar a faixa ocupada hoje por hatches e sedãs compactos nas versões automáticas. Atualmente, só um SUV tem preço logo acima de R$ 100 mil: o Fiat Pulse, com tabela inicial de R$ 104.990. Em seguida aparece o Renault Kardian, recente lançamento a marca, a partir de R$ 112.790. Os demais vão disputar a preferência do consumidor com os SUVs compactos a partir de R$ 120 mil, como Chevrolet Tracker, Citroën Aircross, Fiat Fastback, Volkswagen Nivus, Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross.
Próximos SUVs compactos virão híbridos
Para cumprir os novos limites de emissões a partir de 2025, as montadoras precisarão de tecnologias. Por isso, os futuros SUVs compactos virão micro híbridos. Esses sistemas vão variar de marca para marca. A Stellantis, por exemplo, finaliza o sistema micro híbrido de 12V da Fiat, que chegará em breve aos SUVs Pulse e Fastback.
No momento, nos bastidores, há uma corrida entre as montadoras para ver quem lançará o primeiro híbrido flex barato. A Toyota tem o pioneirismo desde 2018, quando lançou o Corolla sedã, primeiro híbrido flexível do mundo. Mas agora é diferente. O sistema precisa ser acessível, com motores pequenos e preços no mesmo patamar atual dos carros turboflex.
Há um consenso entre as fabricantes: por falta de infraestrutura de carregamento no País e de outros fatores que envolvem o uso de elétricos, o que vai vender volume nos próximos anos são os híbridos. Sobretudo os flexíveis que aceitam etanol, um combustível renovável e mais limpo que a gasolina.
Sete SUVs compactos que chegam até 2026 no Brasil
Note que a maioria dos modelos desta reportagem ainda não tem nome definido no Brasil. Portanto, o que veremos a seguir são apostas do JC, com projeções cedidas pelo designer Kleber Silva, da K Design. Uma coisa é certa: todos estreiam entre 2025 e 2026 com preços de entrada na gama de cada marca. Ou seja, são SUVs compactos com grande expectativa de vendas, alguns deles, aliás, virão disputar a liderança.
Chevrolet Carbon
Com produção em Gravataí (RS) a partir de 2026, o novo SUV de entrada será baseado na linha Onix. O “Projeto Carbon”, revelado pelo Autos Segredos, terá a mesma base do hatch, mas com modificações para ganhar altura e musculatura de SUV. O desenho terá a estética atual da marca, com faróis divididos e luzes diurnas de LEDs na parte superior, integradas à grade. Já a mecânica terá motores 1.0 flex aspirado e turbo, bem como uma inédita opção híbrida.
Volkswagen Taigun
A filial brasileira da marca alemã trabalha em um novo SUV de entrada mais barato que Nivus e T-Cross. Por enquanto, o modelo não tem nome e é chamado de “Projeto VW 246”. Alguns apostam na volta do nome “Gol”, mas a própria montadora negou. O modelo terá a mesma base MQB-A0, de Polo Track, Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Assim, irá compartilhar inúmeros componentes, incluindo a mecânica, que, a exemplo do Chevrolet Carbon, terá versões 1.0 a combustão, turbo e híbrida. O nome aqui remete ao SUV homônimo que a VW mostrou no Salão de São Paulo de 2016. O protótipo foi feito sobre a base do Up!, mas o hatch saiu de linha e aquele projeto nunca saiu do papel. Agora vai.
Fiat Uno Turbo
A Fiat revelou recentemente o novo Grande Panda na Itália. Desde então, fãs e especialistas começaram a apontar o modelo como o novo Uno. Normal, já que o Fiat Panda deu origem ao Uno brasileiro. O fato é que a marca italiana ainda não se pronunciou a respeito e mantém sigilo. Seja como for, o Grande Panda é o novo carro global de entrada para mercados emergentes, e será feito em Betim (MG) a partir de 2026. O hatch com estilo de SUV também terá versões a combustão e micro híbrida. O modelo, aliás, pode trazer de volta o Uno Turbo.
Hyundai Venue
A Hyundai vem disputando mês a mês a liderança do segmento de SUVs compactos com o Creta. Pois a marca terá um novo SUV de entrada menor, derivado da linha HB20. O modelo inédito virá com a nova geração do hatch compacto, esperada para 2025. A produção será em Piracicaba (SP) e o futuro SUV terá o motor 1.0 turboflex e também opção híbrida leve, com sistema similar ao do Kia Stonic, que utiliza bateria de 48V. O lançamento será daqui a dois anos, com visual inspirado na nova geração do Kona, que tem o desenho mais moderno da Hyundai. O nome é uma incógnita. Na Índia, o Venue é o SUV de entrada. O modelo, aliás, já foi flagrado no Brasil.
Jeep Avenger
A Stellantis confirmou recentemente que vai produzir um novo modelo na fábrica de Porto Real (RJ), onde produz os Citroën C3 e Aircross. E de onde sairá o SUV-cupê Basalt. Embora não tenha revelado que carro é, o modelo em questão deverá ser o Jeep Avenger, novo SUV de entrada global da marca. O modelo utiliza a plataforma CMP dos Citroën e, por isso, oferece versões a combustão, híbrida e 100% elétrica. Ou seja, sob medida para substituir o atual Renegade, que continua entre os SUVs compactos mais vendidos, mas já está há oito anos em produção. O Jeep Avenger deve estrear no País em 2025.
Honda WR-V
Mesmo com o HR-V em alta nas vendas, a Honda perdeu competitividade após tirar de linha o Fit e o Civic, em 2021. Os últimos dois anos foram amargos para a marca japonesa, que, para mudar o jogo, vai trazer de volta o WR-V, seu SUV de entrada. Antes derivado do Fit, o novo modelo agora tem a mesma plataforma da linha City, da qual vai compartilhar componentes e mecânica. O novo WR-V chega em 2025 e deve estrear a tecnologia híbrida flex da Honda para os modelos nacionais. O motor 1.5 flex ganhará eletrificação para ficar mais eficiente e cumprir os novos limites de emissões. A marca também confirmou o posicionamento: o modelo terá preço abaixo do HR-V e próximo ao da linha City, entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.
Toyota Yaris Cross
Confirmado no Brasil no fim de 2023, o inédito Yaris Cross será o SUV de entrada da marca, logo abaixo do Corolla Cross. O modelo será feito em Sorocaba (SP) sobre a plataforma DNGA, versão mais simples da base TNGA, usada por Corolla Cross e sedã. Já o conjunto híbrido será diferente do atual, com motor 2.0 flex. Assim, deverá ter o 1.5 flex da linha Yaris, com melhorias para cumprir as leis de emissões. Além disso, diferente dos SUVs compactos de entrada, o Yaris Cross vai combinar motores a combustão e elétrico – será um híbrido completo (HEV) e não micro híbrido. Por isso, vai concorrer com Creta, HR-V e T-Cross, com preços a partir de R$ 140 mil.