Você está lendo...
Brasil terá nova safra de fábricas
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Brasil terá nova safra de fábricas

Até meados da década, o Brasil terá pelo menos sete novas fábricas de automóveis. Na semana passada, a Chery lançou a pedra fundamental da planta que erguerá em Jacareí, no interior de São Paulo. Outras já estão em andamento, a exemplo da fábrica da...

28 de jul, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Brasil terá nova safra de fábricas

Até meados da década, o Brasil terá pelo menos sete novas fábricas de automóveis. Na semana passada, a Chery lançou a pedra fundamental da planta que erguerá em Jacareí, no interior de São Paulo. A construção começa no início do ano que vem e a previsão é que fique pronta em 2013.

Outras já estão em andamento, a exemplo da fábrica da sul-coreana Hyundai em Piracicaba, também no interior do Estado. Lá será produzido, a partir de meados de 2012, um hatch compacto.

Também está adiantada a unidade da Toyota em Sorocaba, de onde virá o Etios. Será a terceira no País – as outras ficam em São Bernardo do Campo e Indaiatuba. Trata-se de um compacto, assim como o Brio, que a Honda quer produzir aqui – para isso teria de erguer outra fábrica, já que a de Sumaré está no limite.

Publicidade


A segunda unidade fabril da Fiat no Brasil será em Pernambuco – a atual fica em Betim (MG). A pedra fundamental, em Suape, foi lançada. No início do mês, contudo, a marca deu indícios de que pode mudar o local para Goiana, no mesmo Estado. Independentemente da cidade, a estimativa é de que a fábrica comece a operar em 2013, produzindo o sucessor do Mille.

Outras plantas estão confirmadas, mas ainda não saíram do papel. É o caso das unidades da chinesa Lifan e da japonesa Nissan. Ambas definirão os locais nos próximos meses. No caso da Nissan, será a segunda unidade no Brasil. A capacidade chegará a 200 mil veículos por ano, de acordo com a empresa.

A Suzuki confirmou sua fábrica em Itumbiara (GO). A produção terá início em 2012 e a capacidade será de 7 mil veículos por ano. O jipinho Jimny será feito lá.


A BMW também deve produzir aqui. A decisão sairá em outubro e estão na disputa os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Deixe sua opinião