Você está lendo...
Brinquedo de adulto? Novo autorama da Estrela homenageia Ayrton Senna
Notícias

Brinquedo de adulto? Novo autorama da Estrela homenageia Ayrton Senna

Trinta anos após o tricampeonato, Senna se torna personagem em um dos brinquedos de sua infância no clássico autorama fabricado pela Estrela

Redação, Com Lucas Fidalgo, especial para o Jornal do Carro

09 de out, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Autorama Ayrton Senna
Novo autorama da Estrela faz homenagem ao tricampeonato de Ayrton Senna na Fórmula 1
Crédito:Divulgação

Há 30 anos, Ayrton Senna conquistou o tricampeonato mundial de Fórmula 1 em Suzuka, no Japão. Para comemorar a data, a Estrela lançou uma edição especial de seu clássico autorama. A versão, portanto, presta homenagem ao piloto brasileiro e traz réplicas dos modelos das equipes em que Senna mais conquistou pódios: Lotus e McLaren.

Durante a carreira, Senna manteve parcerias com a marca de brinquedos. A Estrela, por exemplo, foi sua patrocinadora no título da F3 Inglesa, em 1983. No mesmo ano, Senna começou a correr na Fórmula 1 e, então, tornou-se garoto-propaganda do Autorama dos Campeões.

Ayrton Senna
Divulgação

Publicidade


Tricampeonato de Senna faz 30 anos

O Grande Prêmio do Japão de 1991 aconteceu em um dia ensolarado na cidade de Suzuka, mas nem o sol estava mais radiante do que Ayrton Senna. Com uma vantagem de 16 pontos sobre Nigel Mansell, da Williams, o brasileiro podia até chegar atrás do inglês para ganhar o tricampeonato mundial da F1, faltando ainda a prova de Adelaide, na Austrália.

A McLaren dominou o grid de largada: o austríaco Gerhard Berger fez a pole position com 1min34s700, menos de dois décimos que Senna. Mansell largou em terceiro. Senna se concentrou em enervar e segurar o rival. Se Berguer vencesse, seria o fim do campeonato – com o brasileiro, assim, sagrando-se campeão.

Ayrton Senna
Divulgação

Na nona volta, Berger tinha quase 10 segundos de vantagem sobre Senna, que estava mais preocupado em segurar Mansell do que em vencer a corrida. Em uma tentativa quase desesperada de se manter na disputa, O “Leão” embutiu na McLaren de Senna. O erro saiu caro: o inglês passou reto e ficou preso à caixa de brita. Era o fim para a Williams.

Senna ainda chegaria a passar Berger, mas, a pedido do chefe da McLaren, tirou o pé e deixou o austríaco ganhar a prova. O italiano Riccardo Patrese completou o pódio naquele dia. Com 31 anos de idade, Ayrton Senna juntava esse título aos de 1988 e 1990, tornando-se o tricampeão mundial de Fórmula 1 mais jovem da história.



Autorama Ayrton Senna
Divulgação

Como comprar

O autorama é uma edição especial. Será lançado no dia 15 de outubro e atualmente se encontra em pré-venda no site da Estrela. A brincadeira sai por R$ 1.199,99.

Aires Fernandes, diretor de marketing da Estrela, declara que a empresa de 84 anos carrega “tudo o que Senna representa”. Já Bianca Senna, sobrinha do piloto e CEO de Senna Brands, diz que o tio “era fascinado” por brinquedos que envolviam alta velocidade, especialmente os autoramas. Senna deve estar feliz com a homenagem.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião