Quem foi que disse que para ter um hot hatch, é necessário pagar cerca de meio milhão de reais? A BYD, que vem abrindo concorrência por todos os lados, deu mais uma de suas cartadas durante o Salão do Automóvel de Pequim, na China. Trata-se do Ocean-M, um conceito que dará origem a um novo modelo de produção e tem lançamento previsto para o terceiro trimestre deste ano.
A ideia é posicionar o novato entre o Dolphin e o Seal. Ou seja, sequer deve adentrar a faixa dos R$ 300 mil caso venha ao mercado brasileiro. De acordo com a imprensa chinesa, em sua terra natal, deve custar algo próximo a 150 mil yuans (pouco mais de R$ 100 mil, na conversão direta). Deve, assim, concorrer com o Volkswagen ID.3, por exemplo. Mas, tudo ainda não passa de especulação.
De concreto, dá para notar a estética do Ocean-M, que usa e abusa dos adereços esportivos. Na dianteira, destaque para os faróis grandes e o capô vincado, para dar fluidez ao ar e melhorar a aerodinâmica. O para-choque da frente também tem duas grandes aberturas, para dar um tom mais invocado.
Retrovisor por câmeras e asa traseira gigante
Nas laterais, rodas de 18 polegadas com cinco raios e pintura escurecida. Os retrovisores têm câmeras no lugar dos espelhos e as maçanetas são retráteis. Já a traseira tem como a cereja do bolo uma enorme asa no topo da tampa do porta-malas. As lanternas, como no Dolphin, formam uma única peça e têm iluminação de LEDs. Há quem diga que a ideia da BYD é dar o nome de outra criatura marinha que vive nos oceanos ao modelo – a exemplo do Dolphin (Golfinho, em inglês).
Ainda não há informações sobre mecânica/eletrônica. Mas aponta-se que o Ocean-M terá construção com base em uma nova plataforma, possivelmente a e-platform 4.0. E, por fim, o hatch estreará a segunda geração das baterias Blade.
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