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Campeonatos de Turismo além das “bolhas”
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Campeonatos de Turismo além das “bolhas”

Apesar do nome, Copa Petrobras de Marcas é diferente de outras categorias de turismo mundial, como o Mundial de Carros Turismo (FIA WTCC), que teve etapa aqui, em março. Assim como na Stock Car V8, os carros têm a mesma estrutura de chassi, motor e...

13 de nov, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Campeonatos de Turismo além das

No próximo fim de semana, ocorre no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), a sétima e última etapa da Copa Petrobras de Marcas, como passou a se chamar o Brasileiro de Marcas. Apesar do nome, o campeonato iniciado neste ano é bem diferente de outras categorias de turismo mundial, como o Mundial de Carros Turismo (FIA WTCC), que teve etapa aqui, em março. Assim como na Stock Car V8, todos os carros têm a mesma estrutura de chassi, motor e câmbio.

Na Copa Petrobras, o propulsor é da argentina Berta e a transmissão, da inglesa XTrac. O chassi é responsabilidade da brasileira J.L e a carroceria é do tipo “bolha”.

No FIA WTCC, os carros enquadram-se no chamado Grupo A da Federação Internacional do Automóvel (FIA). São modelos de rua, com produção mínima de 2.500 unidades em um ano e adaptações. Os motores são de quatro ou seis cilindros, produzidos pelas próprias fábricas, assim como as caixas de câmbio.

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O uso comum de componentes também existe na alemã DTM (masters de carros turismo alemães, em tradução livre). Quando a categoria voltou, em 2000, adotou-se mesmo chassi para todas as equipes para reduzir custos. Na temporada encerrada no domingo passado os motores eram Audi e Mercedes-Benz. A próxima contará também com propulsores BMW. Todos têm de cumprir algumas normas: são V8 com 4 litros de cilindrada e, no máximo, 470 cv de potência.

Diferença na terra
O Campeonato Mundial de Rali é um misto de conceitos. Na WRC, principal categoria, os carros são também do Grupo A, com motor quatro-cilindros 1.6 turbo e potência limitada a 300 cv. Extensas modificações são feitas na suspensão, sistemas eletrônicos e no câmbio (sequencial de seis marchas). A tração é sempre 4×4.

Já a P-WRC inclui os carros dos Grupos N (4×4) e R (4×2). Como indica a sigla P (de produção), os modelos são quase iguais aos “de rua”. Há adaptações estruturais para aumentar a segurança e motores de até 300 cv.


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