Você está lendo...
Carnaval 2024: o que verificar no carro antes de pegar a estrada
Legislação

Carnaval 2024: o que verificar no carro antes de pegar a estrada

Vai pegar a estrada nesse carnaval? Separamos algumas dicas do que se deve checar antes de partir; manutenção e documentação requerem atenção

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

07 de fev, 2024 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

CNH multas
Saiba o que verificar no carro antes de pegar a estrada nesse carnaval
Crédito:Werther Santana/Estadão

O feriado de carnaval está cada vez mais próximo, e viajar é quase sempre uma boa ideia. Entretanto, é preciso estar atento ao estado geral do veículo, em diferentes aspectos, para evitar surpresas desagradáveis e atrasos pelo caminho. Com estradas cheias nos próximos dias, estar preparado é fundamental.

Pensando nisso, o Jornal do Carro separou algumas dicas do que fazer antes de pegar a estrada. Essa verificação envolve desde componentes básicos, como, por exemplo, fluídos e palhetas, até itens relevantes, como pneus e freios. Além da segurança, alguns deles impactam no consumo. É importante estar atento também à documentação, inclusive.



Verifique o estado dos pneus (e também o estepe)

Monica Zarattini/Estadão
Monica Zarattini/Estadão

Publicidade


Os pneus, normalmente, já merecem atenção extra. Antes de uma viagem mais longa, então… É um item determinante na segurança e no consumo. Fazer o alinhamento e balanceamento, nesse sentido, é essencial. Bem como checar a cambagem. Além disso, vale verificar o estado das borrachas, se já atingiram a marca do TWI, que indica que é hora de trocar. Pneus carecas podem dificultar muito o controle do carro em dias de chuva ou em vias mal pavimentadas. Os riscos de acidente aumentam de forma considerável.

Outro detalhe fundamental é a calibragem. Pneus murchos significam maior consumo de combustível. Ou seja, vai viajar? Calibre-os conforme os valores indicados no manual do veículo. Uma dica é fazer esse procedimento logo que sair com o carro, pois quando os pneus esquentam, o ar se expande nas câmaras, e a leitura perde precisão.

Por fim, não esqueça de checar se está tudo certo com o estepe e as demais ferramentas do veículo, como o macaco hidráulico, chave de roda e triângulo de sinalização. São itens essenciais na estrada.


Sistema de freios e fluídos

Claudio Teixeira/Estadão
Claudio Teixeira/Estadão

Muito pior do que o carro parar, é ele não parar por algum motivo. Por isso, quando se trata de longas viagens, é crucial fazer uma verificação do sistema de freios. Primeiramente, deve-se preocupar com as pastilhas, essenciais na desaceleração do veículo.

No entanto, há outro foco que merece atenção redobrada. Estamos falando do fluido de freio, fundamental para a resposta da frenagem. Dessa forma, é de suma importância verificar o nível e a validade.


Alinhamento e balanceamento

O alinhamento das rodas e pneus é essencial para quem viajará e, inclusive, deve ser feito com frequência, mesmo fora da temporada. Ele permite ajustar os ângulos das rodas, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e ao volante. Ou seja, paralelas. Assim, auxilia o motorista a manter o controle do carro.

Agora, o balanceamento já traz outros pontos. Ele é fundamental para dar equilíbrio ao carro e também interfere no desempenho dos pneus. Se não for feito, ou for feito incorretamente, causa trepidação no volante (e em outras partes do veículo), bem como pode fazer com que o motorista perca facilmente o controle da direção em movimento.

Faróis desregulados e limpadores

Com o tempo, é normal que os faróis fiquem desregulados. Isso pode acontecer por inúmeros motivos como, por exemplo, a trepidação causada pelo asfalto ruim ou terreno acidentado. Por isso, é bom conferir todas as luzes, desde faróis, lanternas, setas e luzes de freio e neblina.


Além de ser contra a lei rodar com o carro sem a iluminação adequada, garantir uma boa visibilidade é fundamental para a segurança na estrada. Por fim, vale conferir o estado das borrachas dos limpadores do para-brisa. As chuvas fortes são muito comuns no verão, quase em todo País. E os limpadores vão garantir boa visibilidade ao condutor.

Motor: o coração do carro também requer atenção

Jeep/Divulgação
Jeep/Divulgação

Entre os itens de suma importância está, é claro, a verificação do motor. Aqui, é preciso dar uma grande atenção ao óleo, conferindo o nível, consistência e validade, por ser ele que lubrifica as engrenagens e evita danos internos. Aproveitamos para lembrar que é preciso checar o filtro do óleo, então, aproveite para fazer a troca se necessário.


Além disso, vale verificar o nível da água, ou do líquido de arrefecimento, que precisa estar na marca correta. E conferir as velas. Elas são responsáveis por produzir a centelha que induz a queima da mistura do ar com o combustível nos cilindros do motor. Ou seja, velas ruins podem provocar falhas na partida e perda de desempenho.

Documentação

Por fim, e nem por isso menos importante, é preciso estar atento à situação documental do veículo. Checar se o veículo possui o último licenciamento válido (2023) é essencial, uma vez que seu não pagamento pode gerar problemas. Para veículos mais novos, também é importante estar com o IPVA em dia, bem como também resolver as multas, se existentes.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Aceleramos o Defender 110 PHEV, que roda 51 km em modo elétrico

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.