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Chery pode ter picape média com porte de Hilux e Ranger
Segredos

Chery pode ter picape média com porte de Hilux e Ranger

Site norte-americano revela informações sobre o futuro modelo da Chery que será vendido na América do Sul, com chances de vir ao Brasil

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

05 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Picape Chery
Picape da Chery deve estrear em 2025, segundo site Carscoops
Crédito:Ilustração Josh Byrnes/Carscoops (Reprodução)

Como parte de esforços para ampliar sua atuação em mercados globais, a Chery planeja lançar uma picape média em regiões como América do Sul, Europa e Ásia-Pacífico. Assim, as chances de desembarcar no Brasil são grandes. As informações são do site Carscoops – responsável pelas projeções desta matéria, que não foram endossadas pela Chery, vale lembrar -, que ouviu uma fonte próxima à montadora chinesa.



Ainda sem nome, a futura rival de Ford Ranger e Toyota Hilux terá estrutura monobloco e levará o logotipo da Karry (uma das muitas subsidiárias da Chery) em boa parte dos mercados. A marca, inclusive, já teve uma caminhonete chamada Higgo, lançada em 2015, que não fez o sucesso esperado. 

Picape Chery
Ilustração Josh Byrnes/Carscoops (Reprodução)

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Como será a picape da Chery

De acordo com as informações do site, a picape terá muitas semelhanças com a Nissan Frontier, mas com design inspirado na sexta geração do Hyundai Azera. A dianteira terá uma grade com padrão diamante integrada aos faróis com a mesma padronagem. Já o para-choque, o capô e as entradas de ar exibem linhas mais arredondadas. 

Atrás, a caçamba será mais curta e terá molduras plásticas na cor preta. Lanternas de LED em formato triangular e o nome Chery na tampa traseira arrematam o visual.

Picape Chery
Ilustração Josh Byrnes/Carscoops (Reprodução)

Por dentro, a picape terá estilo de carro de passeio, como a atual tendência do segmento. Haverá um painel de instrumentos digital integrado à tela da central multimídia, ambos, com 10,25”. Outros itens do acabamento serão emprestados do SUV Omoda 5, que será vendido no Brasil neste ano. Dessa forma, a lista de equipamentos também deve se repetir, com sistema de câmeras 3D, carregador de celular por indução e partida remota, por exemplo.

Já quando o assunto é motorização, há diversos candidatos para equipar a picape, como versões elétricas, híbridas plug-in e a combustão. Entretanto, ainda não há nada definido nesse sentido. Por fim, o modelo deve surgir em forma de patente nos próximos meses, com estreia oficial no início de 2025.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.