Você está lendo...
Chineses se unem para criar baterias sólidas revolucionárias
Tecnologia

Chineses se unem para criar baterias sólidas revolucionárias

Baterias em estado sólido são mais seguras, leves e eficientes; objetivo do consórcio é tornar a China o maior mercado dos componentes

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

19 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

BYD baterias
BYD é uma das principais empresas que fazem parte da aliança para a produção de baterias sólidas
Crédito:BYD/Divulgação

Fabricantes chinesas se uniram para produzir baterias de carros em estado sólido, que prometem revolucionar o mercado de veículos elétricos no mundo. A parceria tem a intenção de superar outros países do Ocidente, o Japão e a Coreia do Sul na fabricação da tecnologia. Isso porque os avanços nesse sentido estão à todo vapor, especialmente entre as marcas japonesas. Toyota e Nissan planejam lançar modelos com baterias sólidas entre 2027 e 2028.

Chamado China All-Solid-State Battery Collaborative Innovation Platform (Casip), o consórcio pretende criar uma cadeia de abastecimento de baterias sólidas até 2030. Fazem parte da aliança órgãos do governo, setores da educação e importantes players da indústria automotiva.



Entre os representantes dos governos estão os ministérios da Indústria e Tecnologia da Informação e da Ciência e Tecnologia, além da Agência Nacional de Energia, por exemplo. Já na educação, universidades e a Academia de Ciências estão envolvidas. 

Publicidade


Por fim, as rivais BYD (por meio da subsidiária FinDreams) e CATL, maiores produtoras desses componentes no país, também entraram na parceria. Além delas, outras empresas também estão na empreitada: CALB, EVE Energy, SVOLT e Gotion High-Tech. São seis entre as 10 maiores fabricantes de baterias chinesas.

CATL/Divulgação

Quais as vantagens das baterias sólidas?

Essas baterias são mais seguras que as atuais de íons de lítio, já que o eletrólito líquido é substituído por componentes sólidos, eliminando o risco de fuga térmica e suas consequências. Além disso, oferecem maior densidade, armazenando mais energia em unidades menores e mais leves. Isso se traduz em carros com mais autonomia, mas sem aumentar o peso do veículo.


Outra vantagem das baterias sólidas é o tempo reduzido de recarga. Assim, os elétricos ganham competitividade frente aos modelos a combustão. Também têm um ciclo de vida maior, o que reduz custos de manutenção. E ainda podem operar em faixas de temperaturas mais amplas, o que as torna mais seguras em locais com condições climáticas extremas, como muito calor ou muito frio.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião