Você está lendo...
Tesla vai produzir baterias de elétricos nos EUA com tecnologia chinesa
Notícias

Tesla vai produzir baterias de elétricos nos EUA com tecnologia chinesa

Tesla pretende produzir baterias com equipamentos da empresa chinesa CATL; para isso, vai aumentar capacidade da fábrica em Nevada, EUA

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

03 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

tesla
Para produzir baterias, Tesla vai aumentar capacidade de sua fábrica em Nevada, EUA
Crédito:Divulgação/Tesla

A Tesla está com planos de começar a produzir baterias para seus carros elétricos. De acordo com o último relatório da Bloomberg, a marca do bilionário Elon Musk pretende comprar equipamentos da chinesa CATL, empresa líder de produção de células lítio-ferro-fosfato (LFP). Assim, vai instalar em uma unidade em Nevada, EUA. Com essa estratégia, a montadora vai cobrir todos os custos e terá uma linha de montagem de baterias própria, mas com tecnologia chinesa.

Segundo o relatório, o objetivo é começar de forma pequena. A capacidade inicial, portanto, será de 10 GWh de células para utilizar nos sistemas de armazenamento interno de baterias. Logo em seguida, a Tesla teria planos para aumentar a cadeia de abastecimento e expandir a produção. Para isso, de acordo com o site Autoevolution, estaria nos planos da marca aumentar a capacidade de produção da sua fábrica na Califórnia.



Tesla/Divulgação
Tesla/Divulgação

Publicidade


Tesla tem motivo

Cabe lembrar que, nos Estados Unidos, a Lei de Redução da Inflação oferece créditos fiscais para quem produz baterias localmente. O governo federal paga em torno de US$ 35 por kWh. No entanto, a produção local não tem acompanhado a fabricação de modelos elétricos. Além disso, com as regras mais rígidas em 2024, uma menor quantidade de modelos entra nessa linha de crédito fiscal.

Segundo o site, o Tesla Model 3, por exemplo, perdeu o incentivo na maioria das configurações. Dessa forma, o modelo pode sair mais caro que o Model Y, tornando a compra menos interessante. Atualmente, a marca de elétricos utiliza as baterias da Panasonic nos Model 3, Y, S e X. No começo deste ano, aliás, a empresa anunciou que vai aumentar a densidade das células e o nível de produção. Dessa forma, vai ter uma produção adicional em sua fábrica no Kansas.

Seja como for, a Tesla também importa muitas células e componentes da China. Além disso, também produz poucas células em sua giga fábrica no Texas. No entanto, todas são de uso exclusivo para a picape Cybertruck. Ou seja, a montadora está buscando meios para tornar a produção de seus elétricos menos custosa, para compensar no preço final do veículo.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Volvo EX30: aceleramos o novo SUV elétrico em Barcelona
Deixe sua opinião