Você está lendo...
Cientistas mostram carro que dirige sozinho
Tecnologia

Cientistas mostram carro que dirige sozinho

Perua Volkswagen Passat Variant mostrada ontem na Alemanha é equipada com sistema que dispensa o motorista. Para cientista líder do projeto, carros atuais são como os cavalos do passado e, no futuro, por questões de segurança, motoristas serão...

14 de out, 2010 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Cientistas mostram carro que dirige sozinho

Essa Volkswagen Passat Variant abaixo, apresentada ontem por cientistas da Universidade Livre de Berlim, no aeroporto de Tempelhof, na capital alemã, é a etapa mais recente do que pode se tornar o fim do hábito de guiar automóvel. A perua é capaz de se movimentar sozinha, dispensando o motorista da tarefa de manejá-la.

Protótipo pode decretar o fim dos motoristas (Foto: Divulgação)

O exercício de futurologia é do professor Raul Rojas, um dos líderes do projeto. Para ele, os carros atuais são os cavalos do passado. E no futuro será proibido, por questões de segurança, dirigir automóvel. “Daqui a cinco ou dez anos a tecnologia poderá ser aplicada em áreas fechadas, como aeroportos ou fábricas. Em rodovias, estará dentro de 10 a 20 anos. Nas cidades chegará em até 30 anos”, sentencia Rojas.

Neste vídeo (narração em inglês) os cientistas demonstram outra possibilidade do carro: ser acionado via iPad para apanhar um “cliente” em um hotel:

Publicidade


Apelidado de MIG (sigla para Made in Germany, feito na Alemanha, em inglês), o carro usa câmeras, leitores a laser e navegação por satélite para “enxergar” outros veículos e pedestres e lidar com as situações do tráfego. Segundo os cientistas alemães que o desenvolveram, toda essa tecnologia ajudará a reduzir drasticamente os acidentes, além de colaborar com o meio ambiente e até transformar as cidades.


Deixe sua opinião