Você está lendo...
Concessionária? Apenas durante a garantia
Notícias

Concessionária? Apenas durante a garantia

70% dos donos de carros novos só fazem manutenção em autorizadas durante a cobertura de fábrica

14 de out, 2013 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Concessionária? Apenas durante a garantia

A maior parte dos donos de carros novos não costuma frequentar a concessionária após o período de garantia expirar. O hábito foi confirmado por 70% dos sete mil entrevistados em pesquisa da associação de consumidores Proteste. Quando o assunto é manutenção, após o período de garantia 52% dos proprietários afirmaram levar o carro a uma oficina independente e realizar o procedimento com um mecânico de confiança.

O estudo também abordou hábitos relacionados à compra do carro em si. Para 66% dos entrevistados, a preferência fica entre os carros novos, sendo que o tempo médio de uso do veículo é de dois anos. A grande maioria das pessoas que compõem esse grupo adquiriram seu veículo em uma concessionária (96%). O equilíbrio entre concessionárias e revendas independentes é maior no caso daqueles que optaram por comprar um veículo usado: 34% pegaram o veículo em revendas independentes, enquanto 32% compraram o bem em uma concessionária.

Publicidade


Na hora de comprar um carro usado, os consumidores entrevistados não se mostraram muito preocupados com a procedência: 69% deles checaram se o dono anterior fez todas as revisões, enquanto 58% deles levaram o futuro carro para uma inspeção com um mecânico de confiança.

Alto custo, baixa fidelidade
Outro resultado da pesquisa mostra que a maioria dos entrevistados é composta por consumidores de ocasião, já que 64% deles afirmaram não serem fiéis a uma marca. Confiabilidade é o principal fator na hora de comprar um carro para 30% dos participantes da pesquisa e apenas 16% leva em conta o consumo de combustível do seu futuro carro.

Manter um carro no Brasil sai caro. Segundo um estudo recentemente feito pela mesma Proteste, o valor pode variar de R$ 700 a R$ 1.200 mensais, entre manutenção, combustível, seguro, entre outros. Mesmo assim quase metade dos entrevistados (48%) diz ter ao menos dois veículos na garagem.


Deixe sua opinião