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Corolla vai ganhar versão esportiva em Genebra
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Corolla vai ganhar versão esportiva em Genebra

Toyota Corolla hatch recebeu trabalho da GR Sport e será mostrado no Salão de Genebra na próxima semana

Redação

03 de mar, 2019 · 2 minutos de leitura.

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corolla
Corolla GR Sport
Crédito:Crédito: Toyota/Divulgação

O Toyota Corolla Hatch 2019 vai ganhar uma versão GR Sport no Salão de Genebra, na próxima semana. O modelo tem uma grade de preta e um difusor traseiro robusto. Além disso, há rodas especiais de liga leve de 18 polegadas, faróis de LED, faróis de neblina e vidros traseiros escuros.

A exclusiva pintura Dynamic Grey é de dois tons com a parte superior preta. No interior, há assentos de custura reforçada em tecido e couro ou couro total, com costura contrastante. É uma pena que os upgrades esportivos não se estendam aos mecânicos.

Motor do Corolla é o mesmo

Debaixo do capô vai o mesmo 2.0 litros com câmbio de seis velocidades ou um CVT como opcional. A suspensão, pelo menos, foi trocada. Sai o eixo de torção e entra uma multilink.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.