Você está lendo...
Coronavirus muda agenda de executivos automotivos baseados no Brasil
Notícias

Coronavirus muda agenda de executivos automotivos baseados no Brasil

Surto de doença na China fez delegação da JAC adiar viagem até que epidemia de coronavirus seja controlada e executivos da Lifan serão monitorados na volta ao Brasil

Redação

30 de jan, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

coronavirus
Epidemia parou economia de Wuhan
Crédito:Jennifer Gauthier/Reuters
coronavirus

O surto de coronavirus na China vem afetando a rotina também de montadoras chinesas que operam no Brasil. Se por enquanto o abastecimento de carros chineses no País não deve ser prejudicado, o ir e vir constante de empregados das marcas entre China e Brasil pode sofrer algum abalo.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Na JAC, a epidemia não deve alterar o cronograma de lançamentos nem a vinda de futuros lotes de carros importados. No entanto, uma viagem do presidente da marca no Brasil, Sergio Habib, junto de outros funcionários, foi cancelada por motivos de precaução. A fabricante também ampliou em uma semana as férias coletivas e os funcionários só voltam ao trabalho no próximo dia 10 de fevereiro.

Publicidade


Embora a JAC não tenha fábricas na região de Wuhan, epicentro do surto de coronavirus, a cidade é um grande centro industrial. Lá estão localizadas muitas fábricas de autopeças, e sua paralisação pode afetar o abastecimento de outras fabricantes na China. A JAC admite até algum efeito nos volumes de produção chineses, caso o bloqueio de Wuhan continue.

Lifan

Já a Lifan confirmou que tem executivos na China para as festividades do ano novo chinês. No entanto, eles estão na região de Chonguing, a cerca de 850 quilômetros de Wuhan. Com previsão de retorno ao Brasil para a próxima semana, a delegação está fora da zona de risco. Ainda assim, passarão pelas rígidas medidas de segurança impostas pelo governo chinês para conter a epidemia. O estado de todos os passageiros é verificado antes do embarque em qualquer avião em solo chinês.

Segundo especialistas, das marcas chinesas a mais afetada deverá ser a Dongfeng. A empresa sediada em Wuhan tem parcerias com Honda, Renault, Nissan e PSA para produção local. A fábrica já foi paralisada. No entanto, nenhum carro feito pela Dongfeng é importado para o Brasil.


Deixe sua opinião