Ao menos três novidades chegam ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2024: a versão híbrida do SUV médio Honda CR-V e os inéditos SUV compacto Renault Kardian e a picape média Fiat Titano. A primeira virá da Tailândia e as outras serão fabricadas no Mercosul.
Honda CR-V vem híbrido
Embora a Honda não confirme, o novo CR-V deve vir ao País em versão única, Touring. A sexta geração do SUV médio traz o mesmo conjunto híbrido dos novos sedãs Accord e Civic. Ou seja, motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson e dois elétricos, sendo um gerador de energia e o outro para tracionar o carro. Dessa forma, juntos, geram 207 cv e torque de 34,1 mkgf.
O conjunto garante ao novo Honda CR-V autonomia superior a 82 km no modo 100% elétrico. A tração é nas quatro rodas e, ao menos por enquanto, não há informações sobre desempenho. O preço deverá ficar acima dos R$ 300 mil.
Renault Kardian é SUV rival do Pulse
Da Renault, o Kardian será o lançamento mais importante do ano no Brasil. Inédito, o primeiro carro de uma nova linha de produtos da marca, o SUV compacto já está em produção na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Seus principais adversários serão Fiat Pulse e VW Nivus.
Entre os destaques, está o também inédito motor 1.0 turbo flexível com injeção direta, que também sai da planta paranaense. O três-cilindros gera até 125 cv e 22,4 mkgf, com etanol. O câmbio será automatizado de dupla embreagem e seis marchas. O preço deve ir de R$ 110 mil a R$ 130 mil.
Fiat Titano vai agitar picapes médias
Primeira picape média da Fiat, a Titano é irmã da Peugeot Landtrek, será feita no Uruguai e já está à venda na Argélia. Assim, será rival de Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
A Titano tem 5,33 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 3,18 m de distância entre os eixos. A capacidade de carga varia de 1.020 kg a 1.100 kg, de acordo com a configuração.
O motor deve ser o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 mkgf, haverá câmbio manual e automático – de seis marchas – e tração 4×2 e 4×4. O preço partirá de menos de R$ 300 mil.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!