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Chevrolet S10 e Trailbalzer mudam em 2024; veja o que sabemos
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Chevrolet S10 e Trailbalzer mudam em 2024; veja o que sabemos

Picape e SUV da Chevrolet serão renovados no ano que vem e adotarão nova dianteira e interior mais tecnológico e sofisticado

Vagner Aquino, especial para o Estadão

29 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Chevrolet
Visual dianteiro será completamente remodelado na nova S10
Crédito:(@nttandrade_/BFMS/Reprodução)

Assim como outras montadoras (a Ford, por exemplo), a Chevrolet vem focando em modelos com maior ticket médio, atualmente. Portanto, ao invés de priorizar carros de entrada, a fabricante aposta em produtos mais caros, como SUVs e picapes, por exemplo, reduzindo assim sua linha de carros de passeio. É tanto que uma das novidades de 2024 da GM é a renovação da dupla S10 e Trailblazer. Tudo indica que a plataforma GMT31XX receberá atualizações e, assim, incorpore avanços tecnológicos à dupla.



Em síntese, conforme apontaram flagras do perfil @nttandrade_ postados na página da BF///MS, no Instagram, e noticiados no Jornal do Carro em julho, S10 e Trailblazer vão receber facelift no próximo ano para enfrentar a forte concorrência. A picape, por exemplo, terá traços semelhantes aos da irmã norte-americana, Colorado. No design, promete faróis mais afilados e posicionados mais acima. Além disso, a grade frontal receberá novo desenho e ficará separada em dois níveis. No canto inferior do para-choque (também modificado), terá uma pequena abertura, onde devem ficar os faróis de neblina.

Chevrolet
Trailblazer mudará frente, traseira e rodas (@nttandrade_/BFMS/Reprodução)

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A Trailblazer continuará a seguir os passos da irmã e, portanto, adotará as mesmas soluções estéticas. Ambos também terão novas rodas de liga leve. Exclusivamente na S10, espera-se que haja novas lanternas traseiras, iluminadas por LEDs, e uma tampa de caçamba mais versátil.

Habitáculo

Por dentro, ambos os modelos terão novos materiais e tecnologias. Novos acabamentos das portas, quadro de instrumentos digital e mais amplo também virão, bem como uma central multimídia maior e um novo volante.

O que não deve mudar, entretanto, é o motor 2.8 turbodiesel. Porém, os 200 cv atuais devem ter incremento – ao menos 20 cv exxtras. Hoje em 51 mkgf, o torque também deve ser mexido pela engenharia da GM. Por ora, acredita-se que haverá um novo câmbio automático de oito marchas no lugar do atual, com seis relações.


Para bater a concorrência, especula-se que a marca possa colocar o motor da Silverado, o Duramax LM2 com seis cilindros em linha, 281 cv e 63,4 mkgf de torque na S10. O trabalho adaptaria, ainda, o câmbio automático de 10 marchas.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.