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CrossFox e Stepway em duelo aventureiro
Comparativo

CrossFox e Stepway em duelo aventureiro

Renovados, modelos com visual fora de estrada se encaram em comparativo de aspirantes a off-road

15 de abr, 2015 · 5 minutos de leitura.

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 CrossFox e Stepway em duelo aventureiro
Diferença de preço entre Sandero Stepway e CrossFox é de R$ 10.100

Os aspirantes a aventureiros Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox, renovados recentemente, não são para encarar trilhas de verdade – só sabem lidar com a poeira urbana e vias asfaltadas. Ainda assim, cativam quem quer um carro com imagem fora de estrada.

O Stepway, disponível com pacote único de equipamentos, é tabelado a R$ 51.350, e o CrossFox parte de R$ 61.450. Os R$ 10.100 de diferença entre os dois contribuíram para o Renault vencer este comparativo, mas ele também levou a melhor no custo de peças e seguro (veja quadro ao lado).

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De série, o CrossFox traz controle de tração, item indisponível no Sadero, que contra-ataca com central multimídia com navegador GPS. As cabines dos dois hatches são bem montadas, mas os materiais do CrossFox apresentam qualidade superior. Já o espaço para quem viaja atrás é melhor no Renault, graças aos 12 cm a mais de entre-eixos. Seu porta-malas também é maior.

Os dois têm motores 1.6. O Renault, de 8 válvulas, gera até 106 cv, e o 16V do CrossFox tem até 120 cv. No do Sandero o torque é 1,3 mkgf inferior, mas por sua vez chega 1.110 rpm mais cedo, às 2.850 rpm.Isso torna as respostas dos dois carros bem parecidas, principalmente na hora de manter a velocidade de cruzeiro. Em arrancadas, porém, o Sandero fica um pouco atrás.

O câmbio do CrossFox tem engates mais curtos e justos que os do Renault, que ainda assim melhorou após a renovação. A suspensão do VW é mais firme, mas, como é mais alta, faz com que a carroceria role mais que a do rival.A direção com assistência hidráulica do Sandero fica muito leve em velocidades altas, parecendo “boba”. Elétrica, a do CrossFox é mais precisa.


Opinião.O Volkswagen CrossFox tem algumas particularidades que ajudam a privilegiar a ergonomia, a exemplo do ajuste de profundidade e de altura do volante, algo não tão comum no segmento de compactos. Mas esse item, convenhamos, não vale os R$ 10 mil a mais da tabela. Mesmo se somarmos o controle de tração. No CrossFox, os opcionais também são caros. Como pode uma central multimídia com tela sensível ao toque de apenas 5,5 polegadas (no rival, o monitor é de 7”), cheia de botões e pouco intuitiva, custar R$ 3.236?

Ao comparar as atualizações feitas no visual de ambos, o hatch da montadora alemã ficou com jeitão muito mais convencional do que o da Renault, que tem aparência mais jovial. E o maior peso do VW quase anula a vantagem de desempenho garantida pela potência superior de seu motor 1.6.


BÔNUS: Aprenda como abrir a mala e remover o estepe acoplado do lado de fora dos modelos Volkswagen CrossFox, Fiat Doblò Adventure e Chevrolet Spin Activ


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