MARCELO FENERICH
Volvo XC60, BMW X3, Mini Cooper, Jeep Grand Cherokee. Parece que estamos falando de uma loja de carros de luxo, mas a lista traz modelos que largaram na 33ª edição do Rally Dakar, que termina amanhã em Lima, Peru.
Com cerca de 10 mil quilômetros de extensão, a prova começou no dia 1º de janeiro, no litoral argentino. Entre os trechos da aventura está o Deserto de Atacama, no Chile.
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Neste ano, 470 veículos (173 carros, 189 motos, 32 quadriciclos e 76 caminhões) partiram de Mar Del Plata. Entre as baixas, alguns quebraram, pilotos desistiram e houve uma morte. O argentino Jorge Martínez Boero caiu com sua moto Beta e não resistiu aos ferimentos.
Dos brasileiros (dois carros, sete motos e um caminhão), a dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que corria com um Mitsubishi Lancer Evolution, foi desclassificada.
Ike Klaumann e Arndt Budweg caíram com suas Husqvarna TE449 e KTM 450, respectivamente. Vicente de Benedictis teve sua Honda CRF 450 levada pela correnteza de um rio. Resta saber se haverá algum brasileiro entre os dez melhores.
Dos jipes, destaque para o Hummer H3 6.0 de 250 cv
Mini totalmente modificados também estão no páreo
Entre as picapes, há uma Toyota Hilux com motorzão V8
O Kamaz, produzido na Rússia, dá muito trabalho aos adversários
A italiana Iveco é outra marca bem representada, com seis caminhões
Cinco Husqvarna Rally 450 RR, largaram na Argentina
Também na fixa dos 450 cm³, a Yamaha está na briga
A KTM é líder. Só uma ‘zebra’ pode tirar o título de 2012