Você está lendo...
Dez aplicativos para os amantes de carro
Tecnologia

Dez aplicativos para os amantes de carro

Programas têm opções para fugir de congestionamentos, distrair crianças ou medir a performance do possante

14 de nov, 2013 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

 Dez aplicativos para os amantes de carro

Os aplicativos feitos para celular podem ser uma mão na roda para os motoristas. Há opções para fugir de congestionamentos e alagamentos, distrair a criançada no banco de trás e até medir a performance do seu carro. Veja a seguir a lista de apps que não podem faltar no seu telefone.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook

1- TomTom Traffic – Serviço de informação de trânsito em tempo real, ajuda os motoristas a escolherem as melhores rotas para fugir de congestionamentos. São fornecidos dados atualizados para rodovias, principais estradas e vias secundárias e a previsão de trânsito, indicando se um congestionamento está crescendo ou se dispersando, além de calcular quanto tempo o atraso causará na locomoção do usuário. Por enquanto, o serviço só está disponível para empresas e governos, mas deve ser comercializado no Brasil a partir de 2014.

Publicidade


2 – iWrecked – Em casos de batida, esse aplicativo auxilia o motorista a criar um formulário com todos os dados do ocorrido, com fotos, localização, os danos causados no carro e informações sobre outros motoristas envolvidos no acidente – nome, documento, placa e modelo do carro. Um documento em PDF é gerado com o relatório detalhado da batida.

3 – Hill Climb Racing – Joguinho divertido para adultos e crianças com controles bastante intuitivos. São quatro ambientes onde o piloto tem que desbravar ladeiras apenas com o uso do acelerador e do freio. Você ganha bônus fazendo acrobacias e coleciona moedas para atualizar as características do carro, como motor (que faz som real de turbo quando atualizado), suspensão, pneus e tração.


4 – BrasilFlex 2.0 – É o mais conhecido entre os aplicativos que indicam se é melhor abastecer com álcool ou gasolina. O funcionamento é simples: basta inserir os valores de ambos os combustíveis e o programa calcula qual é mais vantajoso. Além disso, é possível descobrir qual é o gasto de combustível por quilômetro percorrido para calcular o consumo, registrar o histórico de postos e armazenar dados de manutenção do veículo.

5 – Dynolicious – Quer conhecer a performance de seu carro mais a fundo? Este app usa o acelerômetro do telefone para medir dados como a aceleração de 0 a 100 km/h, a aderência lateral nas rodas e a potência do veículo. É possível salvar os resultados e comparar com outros veículos pra descobrir se sua caranga corre mais que a do seu amigo. Para funcionar, o aparelho precisa estar dentro do carro.


6 – Alaga SP – Para fugir das enchentes que aterrorizam os motoristas que moram em São Paulo, o aplicativo monitora 34 pontos da cidade, entre vias, avenidas e ruas, e informa por onde não é possível atravessar. A atualização das informações é rápida, mas ainda são poucos os pontos monitorados.

7 – FluxTunes – É comum conectar o telefone ao sistema de som do carro para ouvir as músicas armazenadas no celular. Mas, geralmente, os comandos para troca das faixas ou aumento e diminuição de volume são pequenos e podem distrair o motorista no trânsito. Com esse app, toda a tela do telefone se transforma um um tocador de música, com funções nítidas para um funcionamento ágil e prático.

8 – Backseat Driver Toyota – Primeiro aplicativo criado pela ToyToyota é destinado a crianças que ficam impacientes durante uma viagem. O joguinho permite que a pessoa do banco de trás simule que está dirigindo também. Pelo GPS, o programa “espelha” a estrada onde o carro roda, permitindo que a criançada faça as curvas junto com o motorista. No caminho, vai colecionando objetos para ganhar pontos e customizar o próprio veículo.


9 – Take Me to My Car – Indispensável para os “esquecidinhos”, o programa marca o ponto onde você estacionou o carro – seja na rua, no supermercado, no shopping – antes de descer e, na volta, descobre a localização exata onde parou por meio de um simples toque na tela.

10 – Waze – Queridinho entre os proprietários de smartphones, o app registra os trechos por onde o motorista passa e recebe informações de outros usuários do programa. Assim é possível descobrir quais trechos estão congestionados e onde há blitzes policiais, entre outros. Além disso, o Waze permite marcar seus locais favoritos para que seja possível calcular rotas alternativas quando há algum problema no caminho.


Deixe sua opinião