Você está lendo...
Effa suspende montagem da Lifan no Uruguai
Mercado

Effa suspende montagem da Lifan no Uruguai

A empresa paralisou as linhas dos modelos 320 e 620 da marca chinesa. Segundo informações oficiais, a unidade tem 3 mil unidades prontas desses carros. Por conta da alta do IPI para alguns importados, o objetivo imediato é esgotar esse estoque

27 de set, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Effa suspende montagem da Lifan no Uruguai

Effa monta o 320 (acima) e 620 com 40% de peças do Mercosul (Foto: Effa/Divulgação)

RAFAELA BORGES

O Grupo Effa suspendeu a produção dos modelos da marca chinesa Lifan no Uruguai. Segundo informações da empresa, a planta tem 3 mil unidades do 320 (hatch) e do 620 (sedã) prontas. Com as incertezas causadas pelo aumento do IPI para alguns importados, o plano é esgotar esse estoque antes de retomar a fabricação.

Embora o Uruguai seja integrante do Mercosul, os Lifan não estão isentos da alta de 30 pontos porcentuais no IPI anunciado pelo Ministério da Fazenda. Para não recolher a nova alíquota, modelos produzidos nos países do bloco ou no México precisam ter, no mínimo, 60% de combinação entre peças locais e brasileiras – nos veículos nacionais são 65% de componentes feitos aqui.

Publicidade


Apesar de rumores de que os Lifan seriam montados em sistema CKD com peças chinesas, a Effa informa que cerca de 40% dos componentes são feitos no Uruguai e no Brasil. Ainda assim, a empresa não atende às regras. Conforme um porta-voz da montadora, a fábrica voltará a funcionar, mas não há previsão de quando isso ocorrerá. Pelas vendas no primeiro semestre, de 2.516 unidades, dá para estimar que serão necessários ao menos seis meses para zerar o estoque.

Ao menos por enquanto, as tabelas do 320 (R$ 30 mil) e do 620 (R$ 40 mil) serão mantidas. Segundo informações da empresa, quando aumentarem ficarão abaixo dos 25% estimados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.


Deixe sua opinião