Você está lendo...
Financiamentos ajudam a equipar veículo
Notícias

Financiamentos ajudam a equipar veículo

De acordo com executivo da Volkswagen, além do aumento da renda, a facilidade de acesso ao crédito ajudou a aumentar o número de itens nos carros do País, já que o preço extra é diluído nas parcelas

24 de abr, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Financiamentos ajudam a equipar veículo

Cleide Silva

Além do aumento da renda dos brasileiros, a facilidade ao crédito também colabora para ampliar a frota de carros mais equipados no Brasil. É o que diz o gerente de Marketing de Produto da Volkswagen, Henrique Sampaio.

Segundo ele, isso ocorre porque o custo maior é diluído nas parcelas do financiamento. Por ordem, os clientes da marca demandam direção hidráulica, ar-condicionado e pacote elétrico.

Publicidade


De 2005 para cá, as vendas de veículos Volkswagen com direção hidráulica aumentaram 230%. Com ar-condicionado, a alta foi de 200% e com trio elétrico, de 150%.

Ao se darem conta do aumento da demanda pelos chamados opcionais, as montadoras criaram kits com vários itens. Se de um lado consumidores reclamam de ter de adquirir um “pacote”, quando querem, por exemplo, apenas o ar-condicionado, por outro o preço do conjunto sai em média 30% a 35% mais barato do que se fossem adquiridos separados, calcula Sampaio.

Maior demanda também reduz preços. Há cerca de dez anos, o sistema de air bag estava apenas nos carros importados e custava cerca de R$ 10 mil. “Hoje, oferecemos por R$ 1 mil em alguns modelos”, diz Sampaio. A obrigatoriedade do equipamento de segurança, assim como do ABS – que está sendo adotada de forma escalonada desde o ano passado – , também tende a reduzir custos.


Outros itens que começam a cair no gosto do consumidor, na opinião de Sampaio, são o sensor de estacionamento (em média R$ 700) e câmbio automatizado (R$ 2,5 mil). Itens de tecnologia e comunicação, como computador de bordo e GPS também estão sendo requisitados pela camada mais alta de consumo, afirma Cláudia Reichel, gerente de pesquisa de mercado para a Ford América do Sul.

Deixe sua opinião