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Flagra: Renault Kardian aparece na Argentina na versão de lançamento
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Flagra: Renault Kardian aparece na Argentina na versão de lançamento

SUV compacto da Renault chega no país vizinho em versão Preimiere Edition; modelo ficará abaixo de Duster e concorrerá com Pulse

Vagner Aquino, especial para o Estadão

10 de dez, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Renault
Kardian tem 4,12 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos
Crédito:Motor1/Reprodução

Com lançamento previsto para março, no Brasil, o Renault Kardian também está prestes a estrear na Argentina. Um flagra, publicado pelo Motor1 argentino, foi feito nesta semana no país vizinho. As fotos, a princípio, mostram o carro, como no Brasil, em edição limitada. Chama-se Premiere Edition.



Feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o modelo já tinha a promessa de ser exportado para outros países da América do Sul. Ademais, na sequência, será feito também na fábrica de Casablanca, no Marrocos, e oferecido em diversos países, inclusive na Europa.

Renault
Renault Kardian Premiere Edition (Motor1/Reprodução)

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Cabe lembrar que nem aqui nem na Argentina os preços do Kardian foram divulgados. O modelo apresentado em outubro atuará, portanto, numa faixa abaixo do irmão maior Duster e acima do Stepway – embora muitos não acreditem, a marca crava que não vai tirá-lo de linha. A ideia do novato é disputar vendas com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus na categoria de SUVs do segmento B.

De acordo com a Renault, o Kardian terá o inédito 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta que entrega 125 cv de potência e 22,4 mkgf de torque. O câmbio é automatizado de seis marchas e duas embreagens. Para comparação, o 1.0 turboflex do Pulse gera 130 cv e 20,5 mkgf. Ou seja, é mais potente, mas tem menos torque. Dados de aceleração e consumo não foram revelados. Entretanto, a marca promete que o modelo será econômico, graças, também, a sistemas como o Start&Stop.

O Kardian, a princípio, inaugura a plataforma modular do Renault Group no Brasil. Inclusive, a nova base permite eletrificação.


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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.