Você está lendo...
Fora da lei: radar na Eslováquia flagra cachorro ao volante
Notícias

Fora da lei: radar na Eslováquia flagra cachorro ao volante

Motorista foi flagrado pela polícia local dirigindo com seu cachorro no colo; prática é proibida por lei no Brasil e pode resultar em infração

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

07 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Situação ocorreu na cidade de Trnava na Eslováquia
Crédito:Reprodução

Um radar móvel na Eslováquia flagrou uma situação um tanto inusitada. Durante a ronda, um Skoda Kamiq ultrapassou o limite de velocidade permitido por lei na via, que era de 60 km/h. Portanto, acabou aparecendo nas imagens do aparelho. Logo em seguida, quando a polícia local foi verificar os registros, notou a presença de um cachorro ao volante. Sim, um pet estava no banco do motorista.

Após o ocorrido, a polícia rodoviária de Trnava (cidade da Eslováquia) parou o SUV para realizar uma fiscalização. Nas imagens, é possível ver um caro de porte médio logo atrás do volante do carro. De acordo com o motorista de 31 anos, seu cachorro estava agitado e acabou pulando em seu colo durante a direção. No entanto, o rapaz não fez esforços para contornar a situação e decidiu seguir viagem.



lei
Reprodução

Publicidade


Seja como for, não se sabe o desfecho da situação. No entanto, o motorista deve ser penalizado com multas de excesso de velocidade e por transportar um animal solto no veículo. Afinal, a prática não é permitida por lei.

Lei no Brasil

Aqui no Brasil, por exemplo, o transporte de pets soltos no interior do automóvel pode resultar em uma infração média de R$ 130,16. Além da adição de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A prática, aliás, é muito comum no Brasil. Donos deixam seus cachorros livres nos carros, inclusive, com as janelas abertas. No entanto, a situação pode implicar em acidentes graves.

Animal lei
Divulgação/ Envato

Aliás, o artigo 235 do código também diz que os pets não podem ser transportados na parte externa, incluindo a cabeça para fora da janela. Nesse caso, a multa é gravíssima. Assim gera um boleto de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

Por isso, é necessário redobrar os cuidados com os bichinhos de estimação durante os passeios de carro. Isso porque eles tendem a ficar inquietos e desconfortáveis. Além disso, um animal solto na cabine pode distrair o motorista e pular em seu colo, como aconteceu no caso da Eslováquia. Veja como transportar seu pet de forma segura.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Seres 3: como é o novo SUV elétrico chinês que quer clientes de BYD e Volvo
Deixe sua opinião