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Ford pagará R$ 1 bilhão por air bags defeituosos
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Ford pagará R$ 1 bilhão por air bags defeituosos

Marca concordou em pagar indenização a proprietários de veículos envolvidos em mega recall por air bags assassinos da Takata

Redação

17 de jul, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Air bags defeituosos da Takata projetam fragmentos metálicos em ocupantes
Crédito:Foto: Toru Hanai/Reuters
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A Ford concordou em pagar US$ 299,1 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) em indenizações nos Estados Unidos ainda a respeito dos air bags defeituosos da Takata. O montante servirá para cobrir perdas econômicas referentes à seis milhões de veículos no país. A decisão foi tomada por um tribunal em Miami e ainda vai ser aprovada pela justiça norte-americana.

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As perdas descritas no processo estão ligadas a cuidados médicos referentes a acidentes relacionados ao problema, e qualquer outro gasto para que os veículos fossem reparados. O processo também prevê que a Ford ceda carros reserva para os proprietários enquanto providencie a troca dos insufladores defeituosos.

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Seis fabricantes já fecharam acordos semelhantes que somam cerca de US$ 1,2 bilhão (R$ 4,8 bilhões). Honda, Toyota, Nissan, Mazda, Subaru e BMW irão indenizar proprietários de milhões de unidades envolvidas. O recall foi o maior da história automobilística relacionado à segurança, envolvendo 100 milhões de unidades de 19 fabricantes produzidas em todo o mundo.

Pelo menos 23 mortes estão ligadas aos insufladores problemáticos. O equipamento pode disparar fragmentos de metal da carcaça interna durante a explosão do air bag. O defeito acentuou os ferimentos em acidentados e causou as mortes. Foram 21 fatalidades em modelos da Honda e duas em Fords. Também foram registrados 290 feridos ao redor do mundo.

Estima-se que cerca de 30 milhões de carros ainda rodem nos Estados Unidos sem os reparos devidos.


Air bags polêmicos

A Takata foi considerada culpada e condenada a pagar uma indenização de US$ 1 bilhão. A pena levou a fabricante à falência e à compra pela Key Safety Systems por US$ 1,6 bilhão. A Takata passou a se chamar Joyson Safety Systems e é uma subsidiária da chinesa Ningbo Joyson Electronic Corp.

A justiça americana e o NHTSA, principal órgão de segurança viária do país, estão pressionando as fabricantes para que cobrem da Takata a substituição de todos os air bags defeituosos no menor tempo possível.

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