Você está lendo...
Ford patenteia projeto de ‘parabrisa gigante’ para veículos
Notícias

Ford patenteia projeto de ‘parabrisa gigante’ para veículos

Parabrisa pode ser feito em peça única ou em várias partes para iluminar mais a cabine e reforçar estrutura do carro

Redação

11 de dez, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

parabrisa
Modelo de parabrisa pode ser usado em qualquer tipo de veículo
Crédito:United States Patent And Trademark Office/Divulgação
parabrisa

A Ford solicitou a patente de um parabrisa gigante que pode se estender até quase o vidro traseiro do carro. O modelo foi representado por um Mustang, mas pode ser aplicado em qualquer carro da marca, atual ou futuro. A solução deve melhorar a visibilidade para frente e para cima do veículo, bem como aumentar muito a luminosidade interna.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

A parte fixa do teto pode se resumir a uma pequena seção metálica com beiradas curvas para acomodar os grandes vidros. Apenas uma área menor poderá ficar coberta por chapa, o que pode demandar alterações estruturais no teto do carro.

Publicidade


Embora usar tanto vidro possa levantar preocupações sobre a segurança num acidente, a patente também descreve alternativas. Segundo a marca, o formato arqueado do vidro distribui forças de impacto lateral. A Ford também usou reforços estruturais no teto reduzido.



Parabrisa reforçado

A patente também revela várias formas de construir a estrutura do teto. Ele pode ser composto de peças separadas unidas na parte superior do carro, bem como um único vidro gigante. A novidade ainda não tem data para estrear num carro de produção. Dada a prematuridade da patente, também pode sequer chegar às ruas e se manter como um estudo de viabilidade.


Parabrisas estendidos não são novidade na indústria. A Citroën tem o recurso nos C3 e C4 Picasso, bem como a Tesla no SUV Model X.

Deixe sua opinião