Depois de revelar sua primeira picape elétrica, a Silverado EV, a GM anunciou mais um carro movido a eletricidade para o próximo ano. E é um modelo conhecido dos brasileiros. Trata-se da versão alimentada por baterias do Chevrolet Equinox. O SUV elétrico estreou na Consumer Electronics Show (CES), a badalada feira de tecnologia que acontece anualmente de Las Vegas, nos Estados Unidos.
Apesar do conhecido nome de batismo, o SUV elétrico será totalmente diferente do modelo à venda no Brasil. Por aqui, aliás, a GM vai renovar o Equinox nas próximas semanas. Tal como o Jornal do Carro antecipou, o utilitário virá reestilizado do México na versão RS, com algumas atualizações, bem como visual mais esportivo.
Plataforma exclusiva
Se o Equinox RS está a caminho, o Equinox EV, entretanto, ainda demora. Segundo a GM, o SUV elétrico chegará às lojas só no 2º trimestre de 2023. Isso nos EUA. Aqui, chegará depois, possivelmente entre 2024 e 2025. O utilitário nascerá da nova plataforma da GM para elétricos que utiliza as baterias Ultium, desenvolvidas e feitas pela montadora.
Vale lembrar que, em novembro, a GM inaugurou a “Fábrica Zero”. Com sede em Detroit-Hamtramck (EUA), a unidade recebeu investimento de US$ 2,2 bilhões para produzir os veículos 100% elétricos da empresa. Como, por exemplo, o GMC Hummer EV nas versões SUV e picape, e o Cruise Origin, carro autônomo de nível 5 da montadora.
Preço acessível
Embora seja cedo para falar em preços, a GM já bateu o martelo e, então, confirmou que o novo Equinox EV virá acessível. Para tanto, custará a partir de cerca de US$ 30 mil, o equivalente a R$ 171 mil na conversão direta e sem taxas. Vale dizer, no entanto, que, por este valor, o SUV seria atualmente um dos elétricos mais acessíveis do Brasil.
“Fornecer uma opção de veículo elétrico acessível no segmento de maior volume da indústria prova que a GM vai disponibilizar EVs para todos”, exaltou Steve Hill, vice-presidente da Chevrolet. Da mesma forma, a marca confirmou que o novo Equinox elétrico terá duas versões de acabamento, com as siglas LT e RS – comuns na linha Chevrolet.
Apesar de mostrar o interior do Equinox EV, a GM não deu detalhes das tecnologias a bordo. Mas dá para ver que o utilitário terá uma tela enorme no centro do painel integrada à outra tela fixada atrás do volante. Assim, por ora, não há números de potência e tampouco a autonomia que terá o SUV com as baterias cheias. A única certeza é de que o Equinox elétrico será mais barato que o novo Chevrolet Bolt, com preço de R$ 317 mil.