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Hackers invadem sistema de carros da FCA
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Hackers invadem sistema de carros da FCA

Especialistas invadiram computador de Cherokee e interagiram com ar-condicionado, som e transmissão

21 de jul, 2015 · 6 minutos de leitura.

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 Hackers invadem sistema de carros da FCA
JEep Cherokee

Um estudo realizado pelo repórter Andy Greenberg deve preocupar os proprietários de veículos da FCA em todo o mundo. Com a ajuda de dois experientes hackers, Charlie Miller e Chris Valasek, o jornalista e gamer conseguiu provar a vulnerabilidade dos computadores de bordo dos carros da Jeep.

Ele levou um Cherokee para uma estada afastada perto de St. Louis, no Missouri, Estados Unidos, enquanto os especilistas trabalhavam para invadir o sistema do jipe em Pitsburg, a mais de mil quilômetros de distância.

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O grande problema, além da vulnerabilidade, é que praticamente tudo no Jeep – e em todo veículo moderno – é controlado eletronicamente, inclusive o sistema de freios. Assim, os hacker conseguiram brincar remotamente com a temperatura do ar-condicionado, aumentando e desligando o recurso, além de fazer o mesmo com o rádio no painel e com os limpadores de para-brisa.

De acordo com Greenberg, a brincadeira perdeu a graça quando eles conseguiram desligar a transmissão e o Cherokee perdeu a força. “Isso aconteceu exatamente quando eu estava sobre um viaduto, sem possibilidade de parar o carro.”

Ao que tudo indica, a FCA tem ciência dessa vulnerabilidade, mas não parece levar muito a sério. A marca lançou uma correção para uma atualização via USB, que deve ser instalada em concessionárias, mas não faz uma campanha efetiva para que os proprietários dos cerca de 500 mil veículos – somente nos Estados Unidos – sujeitos a invasão por hackers façam o upgrade.


A marca repreendeu a divulgação do estudo, alegando não considerar apropriada a publicação de ideias que “potencialmente” possam encorajar ou ajudar hackers a tentar invadir o sistema de veículos.

A FCA ressalta que éimportante destacar queo recursoque permite conexão à internet nos veículos não faz parte dos sistemas multimídia Uconnect oferecidos nos veículos das marcas Chrysler, Jeep eDodge vendidos no Brasil (sejam os importados ou o nacional Renegade), sendo exclusivo para os Estados Unidos.


Confira oposicionamento oficial da FCA – Fiat Chrysler Automobiles:

A invasãopublicada na Wired Magazine foi realizada por meio da conectividadecelular (Veículo Conectado), um recurso queNÃOESTÁdisponível em veículos vendidos fora dos Estados Unidos, uma vez que os mercados internacionais não estão oferecendo o mesmo recurso de conectividade disponível nos veículos paraos EUA.

Sob nenhuma circunstânciaaFCA tolera ou acredita que é apropriado divulgar “instruções” que potencialmente encorajariam ou ajudariam a permitir que hackers obtenham acesso não autorizado e ilegal aos sistemas dos veículos.


AFCA tem uma equipe dedicada de Sistema deEngenharia da Qualidadefocada na identificação e implementação de melhores práticas de softwarena FCA globalmente. As responsabilidades da equipe incluem desenvolvimento e implementação de normas de segurança cibernética para todo o conteúdo do veículo, incluindoserviços a bordo eremotos.

Dessa forma, aFCA lançou recentemente uma atualização de software específico para os EUAque oferece aos clientesmelhorias de segurança eletrônicae do sistema de comunicações. A companhia monitorae testa os sistemas de informação de todos osprodutos da empresa para identificar e eliminar vulnerabilidades no curso normal do negócio.

Assim comoum smartphone ou tablet, osoftware doveículo pode exigir atualizações que melhorem a proteção de segurança para reduzir o risco potencial de acesso não autorizado e ilegal aos sistemas do veículo.


**atualizado em 22/07, às 15h.

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