Você está lendo...
Helsinque quer aposentar carros até 2025
Notícias

Helsinque quer aposentar carros até 2025

Capital da Finlândia investe em rede de transporte inteligente para moradores poderem abrir mão do carro

08 de jul, 2016 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Helsinque quer aposentar carros até 2025
Moradores de Helsinque atualmente perdem oito dias por ano em congestionamentos

Várias capitais europeias têm estudado e implementado medidas para tirar os carros de parte de suas ruas, ou pelo menos reduzir sua circulação. Nessa toada, Helsinque quer garantir que seu sistema de transporte público seja tão bom e barato que os habitantes da cidade não precisem mais possuir carros particulares.

O projeto em estudo pela capital finlandesa prevê que os cidadãos possam, por meio de smartphones, acessar e combinar todos os modais de transporte disponíveis, incluindo linhas de ônibus por demanda, carros autônomos e o transporte público convencional. Será possível ainda adquirir pacotes de mobilidade de operadores privados, o que ampliará o leque de opções disponíveis.

Publicidade


A ideia de Helsinki é que, em cerca de 10 anos, o sistema de transporte local, que inclui estradas, carros, metrôs, pontes e ônibus, se integre de forma digital para deslocar cada passageiro de um ponto a outro da forma mais rápida e eficiente possível. E que, se for sucedido, esse plano se expanda para outras partes do país. Hoje, os moradores da cidade gastam cerca de oito dias inteiros de trabalho por ano em congestionamentos.

Uma das primeiras iniciativas que estão sendo implementadas na capital finlandesa é um serviço de ônibus, chamado Kutsuplus, em que cada passageiro informa, via smartphone, o ponto de embarque e o destino pretendido, e um aplicativo cruza os dados de todos os usuários para traçar um itinerário que seja conveniente para todos.


Deixe sua opinião