Você está lendo...
Honda e Sony terão carro elétrico de entrada e SUV de 7 lugares
Notícias

Honda e Sony terão carro elétrico de entrada e SUV de 7 lugares

Joint venture da Honda e Sony planejam um SUV de 7 lugares para 2027, enquanto o compacto elétrico fica apenas para 2028

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

16 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Honda e Sony
Sony Vision-S 02 pode servir de base para novo SUV
Crédito:Divulgação/Sony

Após apresentar seu primeiro sedã elétrico, o Afeela, a Sony Honda Mobility (SHM) acaba de confirmar um novo carro elétrico de entrada, bem como um SUV de 7 lugares. De acordo com o jornal do Nikkei Asia, os três modelos devem ser feitos sobre a mesma plataforma. No entanto, por enquanto, não há muitas informações técnicas. Seja como for, enquanto o Afeela está previsto para 2025, o SUV dechegar apenas em 2027. Já o compacto de entrada ficará para 2028. O fato é que, em breve, veremos um modelo da joint venture nas ruas.

Por ora, a empresa não divulgou muitas informações sobre os modelos. Segundo a imprensa internacional, o modelo de entrada deve compartilhar alguns componentes com modelos elétricos da Honda. O intuito é manter o preço competitivo no mercado. Até mesmo para competir com os carros chineses, que estão se tornando cada vez mais populares.



Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

Publicidade


O mesmo serve para o SUV. Até o momento, não há detalhes sobre design, motor e desempenho. No entanto, a Sony chegou a revelar um conceito com o nome Vision-S 02, que pode ser uma base para o novo modelo. O crossover também contava com 7 lugares e tem um estilo bem parecido com os carros da Tesla, por exemplo. Sob o capô, são dois motores elétricos, um em cada eixos. Com isso, a potência combinada ultrapassa os 500 cv.

Como é o Afeela da Sony Honda Mobility?

Há poucas informações técnicas sobre o Afeela, já que desde sua primeira aparição nada foi muito detalhado. Apenas que seu motor elétrico tem bateria de 91kWh e entrega 489 cv. Seu foco, na verdade, são as mais modernas tecnologias de conectividade e interação com o motorista.

SHM/Divulgação
SHM/Divulgação

Por exemplo, o painel do veículo traz o Unreal Engine 5.3, desenvolvido pela Epic Games para oferecer mapas 3D e opções de realidade aumentada. Por ali, é possível desfrutar de diversas opções de entretenimento da Sony, como filmes e jogos. Já a câmera multifuncional usa os assistentes de condução para treinamentos em ambientes simulados.

No total, são 45 câmeras, radares, tecnologia LiDAR e muitos dados disponíveis ao condutor, com informações sobre o carro, navegação, reprodutores de música entre uma infinidade de opções. O volante tem formato de manche para facilitar a visualização do painel.

Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03 e BYD Dolphin: os chineses elétricos de R$ 150 mil
Deixe sua opinião