A Honda do Brasil se prepara para eletrificar e ampliar sua gama de carros no Brasil. Nesta sexta-feira (19), executivos da montadora japonesa se encontraram com o presidente Lula em Brasília (DF) para anunciar o investimento de R$ 4,2 bilhões no País até 2030. A quantia servirá para o lançamento de novos produtos, o aumento da produção local, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias, dentre elas o sistema híbrido flex da marca.
Tal como o Jornal do Carro publicou ainda no fim de março, a Honda terá um novo SUV de entrada feito no País. O novo WR-V é a próxima grande novidade, com lançamento já em 2025, no segundo semestre. Recém-lançado no Japão, o modelo utiliza a mesma base da linha City, com a qual irá compartilhar mecânica e conteúdos.
Na gama brasileira, o novo Honda WR-V será posicionado logo abaixo do HR-V na tabela de preços, em uma faixa que começa a ficar super povoada, com Fiat Pulse, Chevrolet Tracker, VW Nivus e os novatos Citroën Aircross e Renault Kardian, entre outros.
![Honda WR-V 2025](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/04/20172948/honda_elevate_36-1160x653.jpeg)
Quando chega o novo Honda WR-V?
O novo SUV de entrada da Honda deverá estrear dentro de cerca de um ano, no início do 2º semestre de 2025. A produção nacional será na fábrica de Itirapina, no interior paulista. Entretanto, diferente do modelo anterior, que mais parecia uma versão aventureira do Fit, o novo WR-V será diferente da linha City. E terá carroceria bem mais robusta.
O SUV de entrada tem 4,31 m de comprimento, 1,79 de largura, 1,65 de altura e 2,65 m de entre-eixos – esta última medida maior que a do HR-V. Outro trunfo será o porta-malas de 458 litros. Entretanto, o WR-V virá posicionado mais abaixo na tabela de preços, com preço próximo de R$ 130 mil. Mas os dois modelos terão coisas em comum, tal como ocorre com Nivus e T-Cross.
![Honda WR-V 2025](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/04/20190410/honda_wr-v_519-painel-1160x653.jpeg)
Por exemplo, o novo WR-V terá a mesma mecânica dos demais, com motor 1.5 flex aspirado de injeção direta e comando variável, capaz de render 126 cv de potência e até 15,8 mkgf de torque (com etanol). E o câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Em todos os carros, a tração é sempre dianteira. Além disso, provavelmente virá com versão híbrida flex por causa dos novos limites de emissões do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
![Honda WR-V 2025](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/04/20190603/honda_elevate1-1160x652.jpeg)
Produção a todo vapor
As fábricas da Honda no interior de São Paulo trabalharão em dois turnos para acelerar a produção de veículos da montadora japonesa. Os modelos HR-V, City e City Hatchback são feitos em Itirapina, enquanto os motores e as peças têm fabricação em Sumaré. Para isso, a fabricante vai abrir 1.700 novos postos de trabalho.
Assim, a Honda vai reduzir seu índice de ociosidade. Atualmente, a produção da montadora está em cerca de 50% da capacidade total de 120 mil unidades/ano. A japonesa aproveita também as boas vendas do HR-V em 2024. Somente no 1º trimestre deste ano, o SUV compacto já emplacou 9.706 unidades. Por fim, a produção do WR-V no País é a grande cartada da empresa para voltar a crescer nas vendas após as aposentadorias do Civic nacional e do Fit.
Com este investimento de R$ 4,2 bilhões, a Honda se fortalecerá na disputa de mercado. Apesar das boas vendas do HR-V no 1º trimestre, a japonesa briga por posições no segundo pelotão do ranking das marcas, enquanto a arquirrival Toyota, que já faz carros híbridos flex no País, está entre as cinco primeiras – e também vai lançar um SUV compacto nacional, o inédito Yaris Cross. Com a BYD logo atrás, é hora de acelerar e dar início à “hibridização”.
![Honda Civic](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2022/05/17103240/honda_civic_e-hev_53.jpg)
Sistema híbrido e:HEV flex
Além de lançar o novo WR-V, a Honda desenvolve sua tecnologia híbrida flex, que servirá também aos City sedã e hatchback e ao HR-V. A montadora vai tropicalizar o sistema e:HEV já presente nos seus últimos lançamentos, como, por exemplo, os novos Civic, Accord e CR-V. Entretanto, para ter preço competitivo, lançará um conjunto mais simples para os carros nacionais.
Este vai unir o motor 1.5 flex a outros dois elétricos e uma bateria que recupera energia e recarrega com o carro em movimento. Na versão com motor 1.5 a gasolina, o conjunto produz 131 cv de potência combinada e 25,8 mkgf de torque máximo.
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