A Hyundai trabalha com alguns carros elétricos no mercado, principalmente, com a linha Ioniq. Entretanto, a marca sul-coreana mostrou que vai investir em versões a baterias dos veículos a combustão. E o primeiro deles será o Creta. O SUV compacto foi flagrado nesta semana nas ruas da Índia, onde roda em seus primeiros testes oficiais.
Pouco camuflado, o Creta a baterias é como o SUV com motor térmico. Mas, espera-se que a Hyundai faça mudanças pontuais no design. Esse é o caso, por exemplo, da dianteira. Nas imagens, o para-choques deverá ser remodelado. Bem como o capô, que aparenta ter mais linhas e vincos. Seja como for, os faróis e lanternas permanecem iguais.
Segundo a apuração da Autocar India, o novo Creta 100% elétrico não será feito sobre a plataforma E-GMP (específica para carros elétricos de Hyundai e Kia). Em vez disso, o SUV terá como base a arquitetura presente no Creta a combustão. Dessa forma, o objetivo reduzir os gastos de produção e fazer com que o modelo fique do Kona EV e do Ioniq 6, de concepção elétrica. Ou seja, o Creta a baterias será o futuro SUV elétrico de entrada da Hyundai.
Creta elétrico deve usar motor do Kona
Embora não conte com muita camuflagem, a Hyundai ainda não divulgou mais detalhes do Creta EV. Sob o capô, rumores apontam para o conjunto do Kona. Caso siga nessa linha, o utilitário terá um motor elétrico de 100 kW (cerca de 136 cv de potência) e 40,2 mkgf de torque. A bateria de 39,2 kWh deve oferecer uma autonomia de 305 km no ciclo WLTP. Além disso, terá velocidade máxima de 155 km/h e vai acelerar de zero a 100 km/h em 9,9 segundos.
De acordo com a imprensa indiana, espera-se que o Hyundai Creta elétrico faça sua estreia mundial no Auto Expo 2025. Contudo, a versão final do SUV deve ser apresentada até o final de 2024. O modelo, até então, tem foco de vendas na Índia. Mas, quem sabe, pode chegar às ruas brasileiras. Seja como for, ainda há muito tempo pela frente.