Você está lendo...
Inmetro vai certificar freios
Notícias

Inmetro vai certificar freios

Portaria determina cerfificação de peças usadas no sistema. Empresas têm 12 meses para adequação

05 de fev, 2014 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Inmetro vai certificar freios
Inemetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou portaria que determina a certificação compulsória de sistemas de freios em veículos.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook


++ Saiba mais sobre legislação

Publicidade


A medida visa a diminuição de acidentes causados pela comercialização de peças de baixa qualidade e determina os requisitos mínimos de segurança para a fabricação, importação e comercialização desses sistemas – e também dos materiais de atrito destinados à fabricação dessas peças.

“O objetivo da certificação compulsória é fazer com que as peças produzidas, para abastecer o mercado de carros nacionais e de importados, atendam a requisitos mínimos de segurança, coibindo a comercialização de peças de

baixo custo com qualidade e segurança duvidosas”, declarou o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo.


As regras são válidas para os materiais utilizados em conjuntos de pastilhas de freio a disco e dos sistemas de lona do a tambor e entram em vigor a partir da publicação da portaria no Diário Oficial da União, que deve ocorrer em breve.

Deixe sua opinião