O anúncio da isenção por dez anos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos elétricos e híbridos a etanol feitos no País já provoca mudanças no mercado. Dos destaques, o BMW i3, que custava até R$ 235.950, agora parte de R$ 169.950, a Nissan produzirá o Leaf no País e a Kia vai trazer o Soul elétrico.
Diretor de Vendas da BMW do Brasil, Martin Fritsches diz que ainda é cedo para falar sobre alta nas vendas. Ele não descarta a vinda de um i3 menos equipado, mas afirma que, ao menos por ora, seria difícil atender um eventual aumento da demanda, pois a linha “i” é importada.
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Já a Toyota não confirma, mas a produção do híbrido Prius no Brasil é certa. No início de 2014, o diretor de relações públicas e governamentais da empresa, Ricardo Bastos, afirmou que são vendidas cerca de 360 unidades do carro no Brasil anualmente.
À época, o executivo disse que, como o Prius já é feito em regime de CKD (com peças importadas e montagem local) na China e Tailândia, seria perfeitamente viável fazer o mesmo no País. Aliás, se virar mesmo “brasileiro”, o hatch deverá ter motor flexível, para garantir os benefícios aprovados pelo governo.
BMW i3
Após redução do IPI, tabela baixou mais de R$ 60 mil. Carro pode ter versão mais simples.
Propulsão:Elétrica, 170 cv
Preço sugerido:A partir de R$ 169.950
Ford Fusion Hybrid
Sedã mexicano já se beneficia de taxas menores) e é o líder de vendas do setor
Propulsão:Híbrida, 190 cv (total)
Preço sugerido:R$ 144.600
Nissan Leaf
Um dos primeiros “verdes” testado no País, Leaf será feito aqui a partir de 2020
Propulsão:Elétrica, 110 cv
Preço sugerido:Indisponível
Toyota Prius
Recém-atualizado, híbrido poderá ser montado no Brasil e ter motor flexível
Propulsão:Híbrida, 138 cv (total)
Preço sugerido:R$ 116.660 (atual)
BMW i8
O mais caro da turma no Brasil, é vendido por encomenda e seu motor a gasolina é tricilíndrico
Propulsão: Híbrido, 362 cv (total)
Preço sugerido:R$ 799.950