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JAC E-JS1 tem preço reduzido em R$ 14 mil e vira elétrico mais barato do Brasil
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JAC E-JS1 tem preço reduzido em R$ 14 mil e vira elétrico mais barato do Brasil

Compacto a JAC tem a tabela reduzida de R$ 159.900 para R$ 145.900 e desbanca Renault Kwid do posto de carro elétrico mais barato do País

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

23 de dez, 2022 · 4 minutos de leitura.

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imposto JAC
JAC anuncia desconto de R$ 9.000 para o elétrico E-JS1
Crédito:JAC/Divulgação

O JAC E-JS1 já chegou a ter preço próximo dos R$ 160 mil. Com isso, o modelo chinês disputa o posto de carro elétrico mais barato do País. Porém, ele perdeu o posto para o Renault Kwid E-Tech, que tem tabela de R$ 146.990. Mas a JAC resolveu, neste finzinho de ano, arregaçar as mangas e reconquistar a posição. Para isso, reduzi o preço sugerido do E-JS1 em nada menos que R$ 14 mil.



Porém, o reajuste não ocorre por acaso. Afinal, o hatch compacto decepcionou nos testes de impacto do Latin NCAP. Ele foi o primeiro carro elétrico avaliado na história do programa e recebeu zero estrela. Seja como for, o novo preço, de R$ 145.900, já está valendo. De acordo com a JAC, aliás, não se trata de valor promocional ou bônus. É tabela mesmo.

A princípio, a ideia da marca é entrar em 2023 de forma mais competitiva. “Em função de renegociação que fizemos com a matriz”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Lá (na China), o mercado está extremamente aquecido. Assim, a JAC Motors ampliou sensivelmente a produção, melhorando a economia de escala e proporcionando melhores níveis de custos”, diz.

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JAC
Vagner Aquino/Jornal do Carro

E não para por aí. “Nós vamos reduzir efetivamente os preços sugeridos dos nossos três principais elétricos no país”, enfatiza Habib. Além do E-JS1, a fabricante barateou, contudo, os preços do SUV E-JS4 e do sedã E-J7 em R$ 10 mil cada. Respectivamente, custam R$ 239.900 (antes R$ 249.900) e R$ 249.900 (antes) R$ 259.900).

JAC
JAC/Divulgação

E-JS1 no pódio dos elétricos mais vendidos

Dotado de motor 100% elétrico, o E-JS1 é um dos queridinhos dos brasileiros. Num mercado liderado pelo Volvo XC40 e com o Caoa Chery iCar (vídeo abaixo) como vice, o pódio dos carros movidos a bateria mais vendidos do Brasil, por fim, se completa com o compacto da JAC.

A afirmação tem base nos dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A entidade informa que, entre janeiro e novembro, foram emplacados 43.658 unidades de veículos eletrificados no País. Assim, soma-se elétricos e híbridos.


Em números, o E-JS1, que foi lançado no Brasil em meados de 2021, teve 589 unidades vendidas desde o começo de janeiro até o mês passado.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.