Notícias

Jeep pode lançar picape inédita para concorrer com a Ford Maverick

Chefe mundial da Jeep diz que a marca avalia criar picape do porte da Fiat Toro para concorrer com Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

26 de jan, 2021 · 4 minutos de leitura.

bônus Jeep Gladiator
Picape Jeep Gladiator será lançada neste ano no Brasil para fortalecer ainda mais as vendas da marca norte-americana
Crédito:Jeep/Divulgação

A Fiat Toro faz um grande sucesso nas vendas desde que estreou em 2016. Entretanto, após quatro anos de mercado do modelo da marca italiana, só agora começam a surgir outras picapes com porte semelhante. São os casos da Ford Maverick e da Hyundai Santa Cruz. Pois a novidade é que a Jeep pode entrar nessa briga com uma picape menor que a Gladiator.

A informação foi confirmada pelo chefe global da Jeep, Christian Meunier. Em entrevista ao site australiano Carsales, o executivo, então, confirmou que a marca norte-americana de utilitários está avaliando a possibilidade de criar uma nova picape para concorrer com Maverick e Santa Cruz. Sem dar pistas, Meunier disse que ?tudo é possível?.

Na Colômbia, a Fiat Toro é vendida como a RAM 1000 e carrega o escuto do cabrito montês. Toro pode dar origem também a uma picape Jeep
RAM/Divulgação

Segmento ainda é pequeno

Segundo Christian Meunier, ao mesmo tempo em que a nova categoria parece crescer rapidamente, a Jeep ?ainda não vê um grande mercado?. No entanto, a movimentação da concorrência está gerando ruídos. E uma possibilidade é fazer uma picape sobre a mesma plataforma small wide 4x4 de Renegade e Compass. Tal como é a Fiat Toro.

Da mesma forma, a Jeep pode utilizar a base maior da média Gladiator no projeto. Especula-se que uma nova geração da RAM Dakota pode nascer desta arquitetura. Contudo, a nova picape da Jeep ficaria maior do que as futuras Maverick e Santa Cruz. Uma terceira possibilidade é usar a base da RAM 700, que é a nova geração da Fiat Strada.

Todavia, não faz sentido uma picape Jeep sobre a base pequena da Strada. Até porque o objetivo será disputar vendas nos Estados Unidos, e lá as picapes maiores são as campeãs de vendas. Portanto, ainda não está claro o que a Jeep quer fazer. No momento, a marca desfruta do sucesso comercial da Gladiator, que é uma picape totalmente voltada ao uso recreativo.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Novas picapes a caminho

O segmento de picapes meio-médias é um dos mais promissores. Já nos próximos meses, a Ford vai apresentar a inédita Maverick, sua picape abaixo da Ranger. A Hyundai virá na sequência com a Santa Cruz, que nascerá da nova geração do SUV Tucson. Por fim, a Volkswagen está preparando a Tarok, sua aposta para enfrentar a Fiat Toro.

Enquanto Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz terão enfoque no mercado norte-americano, a Volkswagen Tarok vai mirar o Brasil, com produção na Argentina ao lado do SUV Taos, com o qual vai compartilhar plataforma, peças e motores. O lançamento será em 2022. Já a General Motors corre com o projeto da nova Montana, que também será rival da Toro.