Mercado

Kia divulga desenhos da nova geração do Carens com visual de SUV

Com estreia marcada para 16 de dezembro, ex-minivan da Kia se torna um SUV com linhas robustas e design chique; novo Carens vem ao Brasil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

07 de dez, 2021 · 6 minutos de leitura.

SUV Kia Carens
Novo SUV da Kia será lançado oficialmente no dia 16 de dezembro, na Índia
Crédito:Divulgação/Kia

A Kia divulgou os primeiros desenhos da quarta geração da minivan Carens. Ou melhor, ex-minivan. Pelos sketches, o modelo agora se revela um SUV, com linha de capô alta e bem definida, faróis e lanternas em posições elevadas e cintura alta. A verticalização do design é nítida por fora, deixando no passado a silhueta mais familiar dos monovolumes.

Dessa forma, o novo Carens, que foi comercializado no Brasil entre 1999 e 2013, terá sua estreia mundial no dia 16 de dezembro, na Índia. Por ora, não há muitos detalhes sobre o modelo, principalmente em relação ao motor. Mas, o que já está claro é que o modelo terá visual de utilitário esportivo e entrará no mercado dos SUVs de 7 lugares.

''O Kia Carens é um verdadeiro reflexo do que os clientes de hoje desejam de seus veículos de três fileiras'', afirmou o chefe do Kia Design Center, Karim Habib, referindo-se justamente à terceira fila de assentos.

Divulgação/Kia

Além disso, vale mencionar que o SUV será feito sobre uma nova plataforma, com grandes chances de chegar ao Brasil. Principalmente, com a montadora sul-coreana querendo renovar o seu portfólio no País.

Visual futurista

Nas imagens reveladas, fica clara a nova linguagem que a Kia vem adotando no mercado. Na dianteira, por exemplo, os esboços mostram linhas mais presentes, com os faróis totalmente repaginados e, agora, iluminados com LEDs e DRLs (luzes diurnas). Esse novo visual ainda acompanha uma moldura na entrada de ar do veículo.

Na lateral, o destaque são as rodas, que exibem novo desenho que parece formar triângulos. Já na traseira, o foco são as lanternas, também em LEDs, conectadas por uma linha fina que seguem a silhueta do carro. O novo logotipo da Kia vem logo abaixo.



Interior clássico?

Embora não tenhamos muitas informações, a imagem do interior mostra que o novo Kia Carens vai apostar em um design limpo e sofisticado, com um painel em forma de arco. As telas, em Full HD, são grandes e vem acompanhadas de uma central de 10,25 polegadas, além de uma tela atrás do volante para mostrar os dados do quadro de instrumentos.

O estilo segue o padrão visual mais recente dos modelos da marca sul-coreana, já presente nas novas gerações da minivan Carnival, e dos SUVs Sportage e Niro - ambos com lançamento confirmado no Brasil em 2022.

Divulgação/Kia

Outros lançamentos no País

Sem muita representatividade atualmente por aqui, a Kia vem apostando alto na eletrificação. A marca, porém, promete não deixar o Brasil de fora e prevê a chegada de quatro novos modelos ao País em 2022. Na coletiva de lançamento do SUV híbrido Stonic, o presidente da Kia do Brasil, José Luiz Gandini, confirmou Sportage, Seltos, EV6 e Niro.

Além disso, o Kia Stonic, a princípio, é peça-chave para enfrentar SUVs pequenos como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Entretanto, com o trunfo da mecânica híbrida. A marca vislumbra fisgar clientes do Toyota Corolla Cross híbrido - que é maior e mais caro. O primeiro SUV compacto híbrido do mercado brasileiro chega importado da Coreia do Sul e é construído sobre a mesma plataforma M20, dos irmãos Rio e Seltos.

Continua depois do anúncio

Busca por liderança

Saindo um pouco do Brasil, a marca recentemente anunciou promessas para os próximos cinco anos, quando vai lançar, no total, 11 modelos com motorização 100% elétrica até 2026. Destes, sete serão construídos sobre a plataforma E-GMP, a mesma da dupla Hyundai Ioniq 5 e Ioniq 6 - este último, com lançamento previsto para o fim de 2022.

Kia
Kia Motors/Divulgação

O plano da Kia é eliminar qualquer tipo de veículo a combustão de seu portfólio até 2035 na Europa. Mundialmente, a meta é para 2040. Entre os lançamentos, estão modelos de diversos segmentos, que vão de hatches a vans e furgões. Na lista estão ainda sedãs de quatro portas, a fim de duelar com modelos do naipe de Tesla Model 3 e Model S.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se