Você está lendo...
Kia divulga desenhos da nova geração do Carens com visual de SUV
Mercado

Kia divulga desenhos da nova geração do Carens com visual de SUV

Com estreia marcada para 16 de dezembro, ex-minivan da Kia se torna um SUV com linhas robustas e design chique; novo Carens vem ao Brasil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

07 de dez, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

SUV Kia Carens
Novo SUV da Kia será lançado oficialmente no dia 16 de dezembro, na Índia
Crédito:Divulgação/Kia

A Kia divulgou os primeiros desenhos da quarta geração da minivan Carens. Ou melhor, ex-minivan. Pelos sketches, o modelo agora se revela um SUV, com linha de capô alta e bem definida, faróis e lanternas em posições elevadas e cintura alta. A verticalização do design é nítida por fora, deixando no passado a silhueta mais familiar dos monovolumes.

Dessa forma, o novo Carens, que foi comercializado no Brasil entre 1999 e 2013, terá sua estreia mundial no dia 16 de dezembro, na Índia. Por ora, não há muitos detalhes sobre o modelo, principalmente em relação ao motor. Mas, o que já está claro é que o modelo terá visual de utilitário esportivo e entrará no mercado dos SUVs de 7 lugares.

”O Kia Carens é um verdadeiro reflexo do que os clientes de hoje desejam de seus veículos de três fileiras”, afirmou o chefe do Kia Design Center, Karim Habib, referindo-se justamente à terceira fila de assentos.

Publicidade


Divulgação/Kia

Além disso, vale mencionar que o SUV será feito sobre uma nova plataforma, com grandes chances de chegar ao Brasil. Principalmente, com a montadora sul-coreana querendo renovar o seu portfólio no País.

Visual futurista

Nas imagens reveladas, fica clara a nova linguagem que a Kia vem adotando no mercado. Na dianteira, por exemplo, os esboços mostram linhas mais presentes, com os faróis totalmente repaginados e, agora, iluminados com LEDs e DRLs (luzes diurnas). Esse novo visual ainda acompanha uma moldura na entrada de ar do veículo.


Na lateral, o destaque são as rodas, que exibem novo desenho que parece formar triângulos. Já na traseira, o foco são as lanternas, também em LEDs, conectadas por uma linha fina que seguem a silhueta do carro. O novo logotipo da Kia vem logo abaixo.



Interior clássico?

Embora não tenhamos muitas informações, a imagem do interior mostra que o novo Kia Carens vai apostar em um design limpo e sofisticado, com um painel em forma de arco. As telas, em Full HD, são grandes e vem acompanhadas de uma central de 10,25 polegadas, além de uma tela atrás do volante para mostrar os dados do quadro de instrumentos.

O estilo segue o padrão visual mais recente dos modelos da marca sul-coreana, já presente nas novas gerações da minivan Carnival, e dos SUVs Sportage e Niro – ambos com lançamento confirmado no Brasil em 2022.


Divulgação/Kia

Outros lançamentos no País

Sem muita representatividade atualmente por aqui, a Kia vem apostando alto na eletrificação. A marca, porém, promete não deixar o Brasil de fora e prevê a chegada de quatro novos modelos ao País em 2022. Na coletiva de lançamento do SUV híbrido Stonic, o presidente da Kia do Brasil, José Luiz Gandini, confirmou Sportage, Seltos, EV6 e Niro.

Além disso, o Kia Stonic, a princípio, é peça-chave para enfrentar SUVs pequenos como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Entretanto, com o trunfo da mecânica híbrida. A marca vislumbra fisgar clientes do Toyota Corolla Cross híbrido – que é maior e mais caro. O primeiro SUV compacto híbrido do mercado brasileiro chega importado da Coreia do Sul e é construído sobre a mesma plataforma M20, dos irmãos Rio e Seltos.


Busca por liderança

Saindo um pouco do Brasil, a marca recentemente anunciou promessas para os próximos cinco anos, quando vai lançar, no total, 11 modelos com motorização 100% elétrica até 2026. Destes, sete serão construídos sobre a plataforma E-GMP, a mesma da dupla Hyundai Ioniq 5 e Ioniq 6 – este último, com lançamento previsto para o fim de 2022.

Kia
Kia Motors/Divulgação

O plano da Kia é eliminar qualquer tipo de veículo a combustão de seu portfólio até 2035 na Europa. Mundialmente, a meta é para 2040. Entre os lançamentos, estão modelos de diversos segmentos, que vão de hatches a vans e furgões. Na lista estão ainda sedãs de quatro portas, a fim de duelar com modelos do naipe de Tesla Model 3 e Model S.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Kia Sportage MHEV MHEV
Oferta exclusiva

Kia Sportage MHEV MHEV

Deixe sua opinião