O ano novo está logo ali e, com ele, novos carros farão sua estreia no Brasil. Se em 2022 o destaque foram os SUVs e as picapes, 2023 deve repetir a dose, mas com a volta de nomes consagrados ao nosso mercado. O Jornal do Carro listou 7 lançamentos que devem acontecer no primeiro semestre do próximo ano.
1) Volkswagen Polo Track
Anunciado como substituto do veterano Gol, o Polo Track chega para substituir o modelo de entrada da marca que se aposentou depois de mais de 40 anos. Assim, o Polo Track é uma versão mais simples do modelo, com foco na relação custo-benefício. Seu preço especial de lançamento é de R$ 79.990. Inclusive, os interessados já podem reservá-lo em uma página exclusiva na internet. As entregas começam em fevereiro.
Diferentemente das demais versões do Polo, a Track não possui faróis em LED. A única opção de motorização disponível é a 1.0 MPI, de 84 cv de potência e até 10,3 kgfm de torque. A transmissão é sempre manual, de 5 marchas. Por fora, calotas escurecidas e maçanetas e retrovisores sem pintura completam o pacote mais simples. Seus rivais são as versões com motor 1.0 aspirado de Citroën C3, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, entre outros compactos.
2) Nissan Sentra
O sedã médio da Nissan passou um período fora Brasil, mas sua volta acontece em breve. Rodando em testes pelo país, a nova geração do Sentra chega no primeiro trimestre para rivalizar com Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e o Honda Civic, de quem aliás falaremos em breve. Com design mais invocado, o novo Sentra terá a pré-venda inciada em janeiro.
O sedan chega importado do México em três versões: Sense, Advance e Exclusive. Os preços não são conhecidos por enquanto, mas devem ficar entre R$ 150 mil e R$ 190 mil. Na motorização, contudo, o Sentra não deve apresentar mudanças. Assim, permanece o motor 2.0 aspirado, com 140 cv, tal como o da geração anterior.
3) Chevrolet Montana
A terceira geração da Montana chega maior, mais potente e melhor equipada em relação à versão que se despediu no meio deste ano. A picape agora tem cabine dupla e quatro portas, mirando em rivais diferentes. A ideia da Chevrolet é abocanhar clientes das versões mais caras da Fiat Strada, de todas as versões da Renault Oroch, bem como das versões de entrada da Fiat Toro. Para isso, a Montana vem sempre equipada com o motor 1.2 turbo do SUV Tracker, cuja plataforma (GEM) é a mesma.
A picape entrou em pré-venda em duas versões, LTZ e Premier, sempre com câmbio automático. As entregas das primeiras unidades acontecem em fevereiro. No decorrer do ano, a Chevrolet vai aumentar a oferta de versões. Ou seja, até o final de 2023, será possível optar pelo câmbio manual, por exemplo, combinação não disponível no Tracker 1.2 turbo. Além disso, a marca prepara a volta da Silverado ao nosso mercado, bem como uma nova versão para a S10. Estes lançamentos acontecem no segundo semestre.
4) Ford Maverick Hybrid
Seguindo no universo das picapes, a Ford também terá um 2023 com lançamentos. A marca confirmou ainda em 2022 a chegada da Maverik híbrida, a primeira picape desse tipo no Brasil. Tal como acontece nos EUA, a versão eletrificada deve chegar com preço menor do que as térmicas, com motor 2.0 turbo.
Assim, é provável que a Maverick Hybrid tenha preços na casa dos R$ 210 mil reais. O valor, portanto, é inferior aos R$ 240 mil pedidos atualmente pela versão Lariat FX4. A estreia acontece no primeiro trimestre de 2023. Na sequência, a Ford prepara os lançamentos de mais duas picapes. Primeiro a F-150, na virada do primeiro para o segundo semestre de 2023. Na sequência, a nova geração da Ranger, cujos testes de rodagem estão em andamento.
5) GWM Haval H6
Apresentado à imprensa em novembro, o Haval H6 é um SUV híbrido pulg-in que marca a estreia da Great Wall Motors (GWM) no Brasil. Com porte semelhante ao do Chevrolet Equinox, a pré-venda do SUV terá início no primeiro trimestre de 2023. Os preços, contudo, ainda são desconhecidos. Embora a GMW tenha adquirido a planta da Mercedes-Benz em Iracemápolis, SP, nessa primeira fase de operações o Haval H6 chegará importado da China.
Segundo a marca, um dos maiores destaques do H6 é o consumo de combustível, com autonomia superior a 1.000 km. O conjunto mecânico é composto por dois motores elétricos – um em cada eixo – trabalhando em conjunto com outro a combustão, 1.5 turbo. No total, são 393 cv de potência. Por dentro, a cabine se destaca pelo tom sóbrio. Além disso, o modelo contará com assistência à condução, como piloto automático adaptativo.
6) Renault Mégane E-Tech
Esqueça aquele sedan ou perua vendidos por aqui até 2012. O Mégane não é mais o mesmo. O nome agora pertence a um crossover elétrico de estilo arrojado. Previsto para o segundo trimestre de 2023, o Mégane E-Tech chega importado da França. Trata-se do primeiro modelo da Renault feito sobre a plataforma CMF-EV, para aplicação exclusiva a modelos eletrificados da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
São 220 cavalos de potência fornecidos por um único motor elétrico. O torque é equivalente a 30,8 kgfm. Sua tração é dianteira e, mesmo pesando mais de 1.600 kg, o Mégane E-Tech acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. A Renault optou por trazer ao Brasil uma versão com maior autonomia. Desse modo, são até 450 km de alcance, graças a uma bateria de 60 kWh. Estima-se que o preço do crossover seja de R$ 300 a R$ 350 mil.
7) Honda Civic Híbrido
Um dos lançamentos mais aguardados para 2023, 11ª geração do Honda Civic chega importado da Tailândia. A versão escolhida para a reestreia do modelo em nosso país é a e:HEV. Trata-se de um modelo híbrido, com um motor 2.0 aspirado que privilegia o carregamento das baterias, em detrimento da tração nas rodas. Nesse sistema, o motor a combustão só passa a mover o carro em situações de muita necessidade, atuando majoritariamente como gerador.
Prometido para novembro de 2022, o novo Civic “atrasou”. Mas essa espera pode ser compensada para quem busca economia de combustível. Segundo a Honda, o Civic híbrido pode alcançar médias de mais de 21 km/l. São 143 cv vindos do motor térmico, e outros 184 cv do motor elétrico. A potência combinada, contudo, não é informada. Os preços do novo Civic devem ser ligeiramente superiores ao do principal, o Toyota Corolla Hybrid. Ou seja, espere por algo na casa dos R$ 200 mil. Qual destes lançamentos você acha que fará mais sucesso?