Você está lendo...
Mercedes antecipa futuro da segurança com carro conceito
Notícias

Mercedes antecipa futuro da segurança com carro conceito

ESF 2019 adianta tecnologias que estarão nos futuros carros da Mercedes. SUV tem sistema autônomo e se comunica com outros veículos e pedestres

Redação

21 de mai, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

mercedes
ESF 2019 tem sistema autônomo de nível 4 e interior com volante e pedais retráteis
Crédito:Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
mercedes

A Mercedes-Benz mostrou a versão mais recente de seu veículo experimental para tecnologias de segurança. O ESF 2019 será mostrado em junho numa convenção na Holanda e dá sequência às tecnologias mostradas pelo último ESF, de 2009. O carro anterior, por exemplo, antecipou tecnologias como air bags nos cintos de segurança e farol alto automático.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

O modelo é baseado num GLE, mas tem motorização híbrida plug-in e sistema autônomo de nível 4. A condução autônoma, aliás, é um dos pilares dos sistemas de segurança instalados no SUV. No modo autônomo, volante e pedais se retraem para melhor proteção em caso de acidentes. As novas possibilidades para o desenho da cabine pediram novas ideias para os equipamentos de segurança. O air bag do motorista, por exemplo, foi deslocado para o alto do painel, e o volante diminuiu de tamanho.

Publicidade


mercedes

O modelo também ganhou amplas melhorias na proteção para crianças. Há tensionadores nos cintos e proteções extras nas laterais dos assentos, que aumentam de tamanho antes de uma batida lateral. O carro consegue também auxiliar no posicionamento correto da cadeirinha infantil e é capaz de monitorar os sinais vitais da criança.

SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM


Mercedes integrado à rua

O ESF 2019 também vai se comunicar com pedestres e outros carros. O modelo tem luzes laterais e pintura eletroluminescente, que ganham brilho à noite. A grade frontal e o vidro traseiro têm luzses de alerta para indicar o que o carro pretende fazer. Em caso de emergência, um triângulo sai do teto, enquanto um pequeno robô sai da traseira do ESF e assume a posição de segundo triângulo de sinalização na pista.

Há sistema de frenagem automática de emergência que consegue distinguir pedestres e ciclistas, mesmo se eles vierem na direção do carro. Se o veículo tiver intenção de cruzar o caminho da pessoa ou da bicleta, avisos irão soar e o carro poderá frear automaticamente.


Por fim, o conceito traz novos faróis, chamados pela Mercedes de Digital Light. O sistema evita ofuscamento e tem definição HD, com mais de 2 milhões de pixels de resolução. O sistema poderá estar na próxima geração do Classe S, aguardada para 2020. O ESF também estará no próximo Salão de Frankfurt, que ocorrerá em setembro.

mercedes

mercedes


Deixe sua opinião