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Nos EUA, reis do marketing são alemães
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Nos EUA, reis do marketing são alemães

Mercedes dominou as ações promocionais durante o Salão de Detroit, que termina neste domingo

26 de jan, 2014 · 6 minutos de leitura.

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 Nos EUA, reis do marketing são alemães
'Vestido' de Classe C, trem passa em frente a sede mundial da GM

Detroit, EUA – “Bem vindos ao trem da Mercedes-Benz. Vocês aceitam um café expresso como cortesia?” A saudação da modelo que fazia as vezes de recepcionista surpreendia a todos que embarcavam no People Mover, o famoso trem suspenso de Detroit (EUA). Alguns passageiros reagiam com feições de descrença e, após processarem a informação, respondiam com sorrisos de simpatia. A ação é uma das muitas preparadas pela marca alemã para o salão norte-americano, que termina neste domingo na decadente capital do automóvel.

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Na terra dos “reis do marketing e relacionamento”, foi a germânica que mais brilhou. Além do reconfortante cafezinho, a Mercedes cobriu o People Mover com adesivos mostrando a nova geração do sedã Classe C, sua principal atração na feira. Vale citar que a GM fez uma ação idêntica na edição do ano passado da mostra, para promover a estreia da picape Chevrolet Silverado.

Para apresentar seu novo modelo, que teve produção confirmada nos EUA, a Mercedes levou ao Cobo Hall, onde ocorre o salão, a ex-companheira da cantora Beyoncé na banda Destiny Childs Kelly Roland. Na entrada do centro de exposições, não se avistava carros americanos, mas uma fila de modelos com o logotipo da estrela.


Essas iniciativas deixaram a marca de Stuttgart em evidência, apesar do tamanho reduzido de seu estande, quando comparado aos das locais GM, Ford e Chrysler. Também conseguiram dar à Mercedes a imagem de descolada, que a montadora persegue há anos, reforçada pelo anúncio da produção local do novo sedã – atualmente a companhia só fabrica jipões por lá.

Uma americana também se sobressaiu no evento. Enquanto a Mercedes buscava mostrar que está colocando em prática pelo menos três de seus quatro pilares mundiais em Detroit, que, segundo o presidente do grupo, Dieter Zetsche, são redução de emissões, melhoria na segurança, mais conectividade e investimento em países emergentes, a Ford mirou no estilo de vida americano. Para celebrar o lançamento da nova geração da picape F-150, a fabricante ambientou parte de seu estande como se fosse uma locação de filmes do Velho Oeste.


A grande “sacada” da Ford, no entanto, é um espaço reservado na parte externa do Cobo Hall, batizado de “Behind the Blue Oval” – ou atrás do oval azul, em referência ao logotipo da marca. Lá dentro não faltam referências a símbolos americanos. Há bufê de hambúrgueres, mesas de sinuca em formato de carro e homenagens a um dos grandes ícones dos EUA, o Mustang, cuja nova geração chega às lojas dos país em abril.

A marca aproveitou para promover, no espaço temático, o filme “Need for Speed”, que terá o Mustang como uma das estrelas. Parte do elenco e o diretor do longa estiveram por lá (veja na foto acima).

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