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Novo Chevrolet Trailblazer chega em maio com visual e painel da S10
Segredos

Novo Chevrolet Trailblazer chega em maio com visual e painel da S10

SUV de 7 lugares derivado da picape, Trailblazer terá mesma frente e interior da S10, e mecânica renovada com câmbio automático de 8 marchas

Rodrigo Tavares

10 de abr, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Chevrolet Trailblazer S10
Nova Chevrolet S10 mostra como será a linha 2025 do SUV Trailblazer
Crédito:Rodrigo Tavares/Estadão

O mercado de picapes no Brasil está super aquecido, e depois de anos, a Chevrolet enfim atualizou a S10. O Jornal do Carro foi ao pré-lançamento do modelo na ExpoLondrina, no Paraná, ver de perto duas das três versões da nova linha da picape média, que é feita em São José dos Campos, no interior paulista. Aliás, o visual da nova Chevrolet S10 2025 antecipa a renovação do Trailblazer, que também está muito próximo da estreia.



O SUV grande de 7 lugares da GM ainda não apareceu, mas tem lançamento previsto para maio. Ou seja, logo após a chegada da nova S10 às lojas, o que acontecerá no fim deste mês de abril. Por enquanto, apenas a picape foi mostrada durante a ExpoLondrina (PR).

Chevrolet Spin 2025: veja tudo o que mudou no carro de 7 lugares

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Nova Chevrolet Trailblazer terá visual e mecânica da S10

Na feira de Agro, conhecemos a S10 2025 nas versões High Country (R$ 302.900) e Z71 (R$ 281.900), com visual mais esportivo. As duas utilizam o motor Duramax 2.8 turbodiesel, que gera 207 cv de potência e um torque máximo de 52 mkgf. Com melhorias na parte eletrônica, o motor desenvolve números melhores que na versão anterior da S10. Por isso, a picape está 13% mais econômica, além de mais silenciosa (leia-se menos ruidosa).

Chevrolet Trailblazer S10
Rodrigo Tavares/Estadão

Para além das evoluções mecânicas, o novo Chevrolet Trailblazer de 7 lugares terá o mesmo visual da picape, exceto na traseira, por ser um SUV. Da mesma forma, o interior vai manter as evoluções feitas na picape, com destaque para o novo painel que traz duas telas Full HD no topo, tal como já visto também no novo Spin. O quadro de instrumentos tem um display de 8 polegadas e o multimídia MyLink, de 11″, com Wi-Fi nativo e espelhamento sem fio.


Trailblazer será mais silencioso, tal como a S10

Neste primeiro contato, pudemos experimentar rapidamente na S10 Z71 em uma pista off-road no stand da marca dentro da Expolondrina. Ali, a picape encarou subidas e descida íngremes, valendo-se do sistema de assistência em aclives e declives, que segura bem os freios. Outro destaque foi o baixo ruído do motor, obtido com o novo isolamento acústico.

Chevrolet Trailblazer S10
Rodrigo Tavares/Estadão

Entretanto, não foi possível aferir o desempenho e a economia da nova S10 neste rápido exercício off-road. O que se pode dizer é que o modelo Z71, com apliques e até cintos de segurança vermelhos, pneus de uso misto (High Country/LTZ usam pneus urbanos) e detalhes escurecidos, é fiel à proposta de um público mais jovem e “fora-de-estrada”.


A apresentação da nova Chevrolet S10 2025 acontece entre o fim de abril e o início de maio, quando serão detalhadas as demais versões – LTZ (R$ 292.900) e WT (sigla de Work Truck), que será a nova versão de entrada da picape. Por fim, a S10 também terá versão com cabine simples, conforme o flagra publicado pelo JC. Porém, no caso do Trailblazer, a GM deverá oferecer o SUV de 7 lugares somente em versões mais completas.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.