Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

20/08/2021 - 6 minutos de leitura.

Novo Ecosport surge na Índia, mas (para nossa sorte) não vem ao Brasil

Facelift do Ford EcoSport mostra poucas mudanças externas; na América do Sul, apenas a Argentina receberá SUV com o novo visual da Índia

Facelift da nova versão do EcoSport Indiano mostra detalhes e novidades do veículo. Crédito: Autocar India/Reprodução

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O Ecosport, com certeza, foi um carro de muito sucesso no Brasil. Porém, com a Ford encerrando a produção no País em janeiro deste ano, o SUV compacto saiu de linha e deixou milhares de clientes largados. Mas o utilitário continua a ser feito na Índia, onde, recentemente, uma nova versão foi flagrada em testes finais por lá.

Com o fim da comercialização do SUV na maioria dos países da América do Sul, o EcoSport indiano, feito em Chennai, será importado somente para a Argentina. Lá, em maio, os clientes da Ford receberam e-mail oficial da montadora explicando que receberiam não mais o Ecosport brasileiro, feito em Camaçari, mas o modelo da Índia, em três versões. 

Vale dizer que o SUV continua a ser feito na Romênia, e distribuído em países europeus, da África, da Ásia e da Oceania. Contudo, após o fim da produção brasileira, dificilmente voltaremos a ver o Ecosport aqui. O que talvez tenha um lado bom, pois a reestilização indiana deixou o utilitário com visual que divide opiniões e teria pouco efeito prático.

Continua depois do anúncio

Divulgação/Autocar Índia

O “novo” EcoSport

Os flagras publicados pela Autocar Índia revelam o facelift do Ecosport com novidades concentradas na dianteira. A grade, por exemplo, está bem maior e com um contorno cromado que deixa o SUV com aparência bruta. O para-choques também ajuda a dar essa impressão, com molduras verticais em “L” invertido que envolvem as luzes de neblina nas extremidades, e trazem nova assinatura de LEDs diurnos.

Visto de frente, o novo Ecosport ficou “bombadão”, porém, com a mesma traseira de antes, sem alteração face o modelo que saiu de linha no Brasil. Por aqui, seria uma mudança simples para um segmento cada vez mais concorrido e com muitas novidades a caminho, como o inédito Fiat Pulse, além da nova geração do Hyundai Creta.


Divulgação/Autocar Índia

As fotografias não revelam nenhum detalhe interior do veículo. Ou seja, segundo o site indiano, a expectativa é de que a Ford renove a cabine com novas texturas e recursos de segurança e conectividade, mas sem tantas alterações visuais.

Por baixo do capô, o novo EcoSport traz um motor 1.5 de três cilindros a gasolina, capaz de gerar 123 cv de potência e 15,39 mkgf de torque. Esse motor estará nas versões importadas para a Argentina, que ainda terão câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas. O SUV também ficará disponível com motor 1.5 turbo diesel de 100 cv. Por fim, a cor laranja entra para a paleta da nova versão.



Leia Mais


Mercado brasileiro

No início dos anos 2000, o EcoSport criou a categoria SUV compacto. Foi pioneiro e, por muitos anos, surfou sozinho nas vendas. Entretanto, mesmo tendo feito sucesso, a segunda geração não obteve o mesmo desempenho. Além disso, vários novos utilitários chegaram ao país a partir de 2015, com Honda HR-V e Jeep Renegade. E o Ecosport sentiu nas vendas.

Antes do fim da produção no Brasil, o EcoSport tinha uma troca de geração prevista para o nosso mercado. Inclusive, havia uma equipe brasileira desenvolvendo o modelo. Mas tudo foi descartado com a decisão da matriz de encerrar a operação no País.

Ford/Divulgação

Nova estratégia no Brasil

Sem a linha Ka e o Ecosport, seus carros de volume, a Ford continua a sua reestruturação no Brasil. Atualmente, o carro-chefe da marca é a picape Ranger. Neste ano, a empresa também lançou o SUV 4×4 Bronco Sport, inédito por aqui, mas com preço de luxo. E trouxe o Mustang na nova versão Mach 1. A marca do oval azul ainda tem outras cartas na manga.

A mais valiosa parece ser a picape Maverick, que é feita no México sobre a base do Bronco Sport. O modelo deve chegar em 2022 para concorrer com a Fiat Toro, um sucesso por aqui.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

Notícias

BYD Dolphin Mini tem venda recorde em abril e supera modelos flex

Mercado

Polo no topo e Dolphin Mini acima do Corolla; os 50 mais vendidos

Mercado

Prestes a mudar, Peugeot 2008 tem promoção para liquidar estoque

OFERTAS 0KM
Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

VER TODAS AS OFERTAS