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Novo Renault Scenic E-Tech vira SUV 100% elétrico de 217 cv
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Novo Renault Scenic E-Tech vira SUV 100% elétrico de 217 cv

Completamente diferente de seus sucessores, novo Scenic E-Tech agora é SUV 100% elétrico com interior reciclado e visual futurista

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

04 de set, 2023 · 7 minutos de leitura.

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Scenic E-Tech
Scenic E-Tech agora é SUV elétrico, mas mantém qualidades de minivan
Crédito:Renault/Divulgação

Completamente reinventado em relação às suas versões anteriores, o novo Renault Scenic apareceu para jornalistas nesta segunda-feira (4), no Salão de Munique, na Alemanha. O modelo, que agora ganha o nome E-Tech, é 100% elétrico, e mistura as comodidades de uma minivan, com elementos comuns ao mundo dos SUVs. Na linha de elétricos da marca, ele está acima do Megane E-Tech, por exemplo.

O novo modelo utiliza a plataforma CMF-EV, também usada pelo Megane e pelo Nissan Ariya, por exemplo. Feito para ser espaçoso, o modelo tem um entre-eixos de 2,78 metros, e altura de 1,57 metro, tornando a cabine amigável aos mais altos, contudo. 



Visual mescla espaço interno de minivan com as praticidades de um SUV (Renault/Divulgação)

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Contudo, visualmente, o modelo apresenta a nova linguagem visual da marca, focado em detalhes retos e também curvilíneos, com aspecto futurista. Assim, o Scenic também ostenta o novo logotipo da marca, e nas bordas da dianteira, os faróis diurnos são semelhantes ao do Megane. No mercado europeu, ele promete brigar com o VW ID.4, por exemplo. Nós já testamos o novo elétrico da Volks no JC, confira!

Painel digital e central multimídia tem sistema operacional baseado no Google

Sistema OpenR Link da Renault é baseado no Google (Renault/Divulgação)

Na interna, um dos destaques do modelo é o display digital de 12,3 polegadas, em conjunto com a central multimídia de 12 polegadas, que além de integradas, reproduzem o sistema OpenR Link da Renault, baseado no Google. Além disso, e tratando-se de um carro familiar, há vários porta-objetos, além de um apoio de braço central, que revela suporte para dois smartphones, além de duas portas USB. No porta-malas, o espaço é de 545 litros, podendo chegar a 1.670 litros, com os bancos rebatidos.


Ainda no interior, os ocupantes têm a opção de um teto solar panorâmico chamado “Solarbay”, desenvolvido pela fabricante Saint Gobain. Usando cristais líquidos dispersos em polímero, ele pode ficar opaco em um trecho do vidro por vez, com vários níveis de proteção da luz solar, por exemplo. O Scenic E-Tech terá dois tamanho de baterias, alimentados por um motor dianteiro.

Scenic E-Tech tem duas opções de baterias

Versão High Range tem 215 cv de potência, e alcance de quase 620 km (Renault/Divulgação)

Na versão básica, o motor de 169 cv funciona parelho à bateria de 60 kWh, com um 0 a 100 km/h de 9,3 segundos, e velocidade máxima de 150 km/h. Nessa versão, no entanto, o alcance é de 420 km. Nas versões “High Range”, com mais autonomia, o motor gera 217 cv, junto de uma bateria maior, com 87 kWh. Nesta versão, o alcance passa para 619 km, e a velocidade máxima é de 169 km/h. Seu 0 a 100 km/h diminui em 0,9 s, por exemplo.


Feitas da mistura de níquel-manganês-cobalto, as baterias do Scenic E-Tech tem 6% mais densidade energética que as do Megane, no entanto. A Renault diminuiu a temperatura ideal do funcionamento da bateria, e os modelos padrão podem carregar rapidamente até 130 kWh, chegando a 150 kWh nas versões High Range. Carregadores AC integrados, com 7 kW ou 22 kW, estão disponíveis ao comprador. 

Modelo é sustentável, e tem 24% de materiais recicláveis

Pequeno “A” no painel externo denuncia versão “Esprit Alpine”, com detalhes esportivos (Renault/Divulgação)

A marca afirma que até 24% dos materiais utilizados do Scenic E-Tech são reciclados, incluindo 80% do alumínio do capô e das portas, por exemplo. A interna é feita de 26% de plástico reciclado, enquanto 80% dos materiais do painel são reutilizados. Segundo a Renault, a ideia é que 90% do carro, incluindo a bateria, possa ser reciclado no final da vida útil do modelo.


Assim, com três versões de acabamento, incluindo uma com detalhes esportivos, chamada “Espirt Alpine”, o modelo não utiliza couro em seu interior, o que vai de encontro com o compromisso da montadora, em não utilizar mais o material até o ano de 2025. Por fim, no lugar do material, utiliza um material com 51% de material de origem biológica, enquanto a esportiva Esprit Alpine usa tecido feito de 80% de garrafas reprocessadas, e 20% de cintos de segurança velhos.

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