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Novo VW Tiguan L de 7 lugares estreia na China com motor a gasolina
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Novo VW Tiguan L de 7 lugares estreia na China com motor a gasolina

SUV é revelado oficialmente com o mesmo visual do Tiguan europeu, mas com entre-eixos alongado e sem a motorização híbrida

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

16 de abr, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Volkswagen Tiguan L Pro
Volkswagen Tiguan L Pro estreia na China sem motorização híbrida
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Depois de ser flagrado há cerca de um mês, o novo Volkswagen Tiguan L Pro estreou oficialmente no mercado chinês. O SUV médio de sete lugares chega com praticamente o mesmo visual do modelo europeu – que se aproxima do estilo da família de elétricos ID -, mas sem motorização híbrida. Ao menos por enquanto, já que a antiga geração tinha a opção eletrificada por lá.



Produzido na plataforma MQB-Evo pela joint-venture SAIC-VW, o carro mede 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Ou seja, por ser a versão que leva o “L” (de longo) acompanhando o nome Tiguan, são 19,7 cm a mais no comprimento e 11,1 cm extras no entre-eixos. Já o porta-malas carrega 471 litros, podendo chegar a 1.696 litros com as duas fileiras de bancos rebatidas.

Volkswagen Tiguan L Pro
Volkswagen/Divulgação

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Acabamento e motor do Tiguan L

A versão Pro R-Line tem detalhes esportivos no acabamento externo e no interior, com materiais como couro, Alcantara, aço escovado e preto brilhante, por exemplo. A lista de itens de série traz controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção de faixa, teto de vidro panorâmico, faróis matriciais de LED e head-up display. 

Há ainda painel de instrumentos digital de 10,25”, central multimídia de 15” e uma inédita tela de 11,6” para uso do passageiro dianteiro, recurso não disponível no modelo vendido na Europa.

Volkswagen Tiguan L Pro
Volkswagen/Divulgação

O motor é um 2.0 turbo a gasolina, mas com duas opções de potência, com 186 cv ou 220 cv. Já o câmbio automatizado, cuja alavanca foi deslocada do console central para a coluna de direção, tem dupla embreagem e sete marchas. A versão mais potente tem ainda tração integral 4Motion, enquanto a de entrada traz tração dianteira.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.