Você está lendo...
O ‘Q’ que faltava ao subcompacto da chinesa Chery
Avaliação

O ‘Q’ que faltava ao subcompacto da chinesa Chery

LEANDRO ALVARES – WUHU / CHINAViajar à China para avaliar o reestilizado QQ pode parecer pouco empolgante. Mas ao ver... leia mais

29 de abr, 2013 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 O 'Q' que faltava ao subcompacto da chinesa Chery

LEANDRO ALVARES – WUHU / CHINA

Viajar à China para avaliar o reestilizado QQ pode parecer pouco empolgante. Mas ao ver o Chery, que passa a ser importado no ano que vem e feito em Jacareí (SP) a partir de 2015, essa sensação mudou completamente. Além de ficar mais bonito, o carro ganhou refinamento.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


O “novo” QQ utiliza as mesmas plataforma e mecânica do atual, tabelado a R$ 23.990. Isso inclui motor 1.1 16V a gasolina de 68 cv e câmbio manual de cinco marchas. A impressão, contudo, é que se trata de outro carro.

A dianteira lembra a do “irmão” S-18 e a traseira, a do rival JAC J2. A Chery não divulgou a capacidade do porta-malas, mas o compartimento é visivelmente menor que o do antecessor, de ínfimos 190 litros.

A maior evolução do QQ está na eliminação dos vãos entre as peças, melhoria que foi estendida à cabine. E os bancos estão mais modernos e macios.


No painel não há rebarbas. Com iluminação laranja (antes era azul), os instrumentos incluem velocímetro digital e indicador de consumo de gasolina.

O volante oferece boa empunhadura. É fácil encontrar a posição ideal de guiar, apesar de não haver ajuste de altura do banco e coluna de direção. Piorou a posição dos botões dos vidros, que estão entre os bancos.


Quatro adultos viajam relativamente bem, com área satisfatória para as pernas e cabeça. O duto central baixo facilita a acomodação de um terceiro.

Em ação. O QQ preservou as virtudes e deslizes do anterior. O volante vibra um pouco menos em baixas rotações.
O subcompacto é eficiente em retomadas de velocidade, mas pouco animador nas arrancadas. O câmbio tem engates ásperos e ruidosos.


Outro ponto negativo são as suspensões muito moles, que favorecem o conforto mas reduzem a estabilidade em curvas. O isolamento acústico da cabine deixa a desejar.

O QQ é completo de série. Tem ar-condicionado, ABS, air bag dianteiro duplo, além de vidros e travas com acionamento elétricos, entre outros itens. E tende a se tornar mais sedutor quando virar nacional e, ao menos em tese, ficar mais barato.


Deixe sua opinião