Você está lendo...
Ônibus da Volvo terão frenagem autônoma
Notícias

Ônibus da Volvo terão frenagem autônoma

Marca sueca vai instalar sistema semelhante ao de automóveis para reduzir atropelamento de pedestres e ciclistas

27 de set, 2016 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Ônibus da Volvo terão frenagem autônoma

A Volvo vai instalar sistemas de detecção de pedestres em ônibus urbanos que circularão em algumas cidades europeias a partir de 2017. O sistema é semelhante ao usado nos carros da marca, com câmeras montadas no exterior dos ônibus que vão detectar potenciais riscos como pedestres ou ciclistas desavisados que podem entrar no caminho do ônibus

O sistema avisará o motorista por meio de sons e luzes, mas ao invés de frear o ônibus automaticamente, ele tentará avisar o ciclista ou pedestre de um impacto iminente acionando a buzina do veículo. Segundo a marca, atropelamentos envolvendo ônibus são relativamente raros na Europa, mas quando eles ocorrem, as consequências são bem piores do que incidentes com automóveis.

Publicidade


Além disso, os ônibus elétricos, mais silenciosos que os comuns movidos a diesel, terão um novo sistema de ruídos externos. Fazendo mais barulho, os ônibus serão melhor percebidos por pedestres distraídos. O ônibus vai emitir ruídos em velocidades abaixo de 50 km/h, quando provavelmente ele está em trânsito urbano. O ruído, no entanto, ainda será muito menor do que o emitido por motores a diesel.


Deixe sua opinião