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Onix Plus, Cronos e HB20S: os 10 sedãs mais vendidos do Brasil em julho
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Onix Plus, Cronos e HB20S: os 10 sedãs mais vendidos do Brasil em julho

Em julho, Chevrolet Onix Plus permanece invicto na liderança; categoria de sedãs está em queda e representou apenas 17,4% do mercado

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

04 de ago, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Chevrolet Onix Plus
Segmento de sedãs continua com Chevrolet Onix Plus na liderança, seguido por Toyota Corolla e Volkswagen Virtus; BYD Seal fecha o top ten
Crédito:Chevrolet/Divulgação

Com a menor participação do mercado, sendo de apenas 17,4%, o segmento de sedãs continua a apresentar quedas no ranking de vendas. E não apresenta grandes mudanças em relação aos resultados do primeiro semestre de 2023. A liderança, seja como for, permanece com o Chevrolet Onix Plus, que emplacou 6.412 unidades no sétimo mês do ano. Logo em seguida, vem o Fiat Cronos, que parte atualmente de R$ 84.790 e é o sedã de entrada com a menor faixa de preço. Por fim, o “top 3” se fecha com o Hyundai HB20S no pódio, que vendeu 4.811 unidades.

Atrás do sedã da Hyundai, vem o Toyota Corolla com 3.812 emplacamentos. Ele é seguido pelo Volkswagen Virtus, que apresentou um crescimento após a renovação feita em fevereiro deste ano. O sedã ganhou duas versões inéditas posicionadas nos extremos da tabela. Entretanto, o grande destaque foi a nova configuração de entrada 170 TSI, que vem de série com câmbio manual de cinco marchas e o 1.0 turbo de até 116 cv. Na outra ponta, a novidade ficou para a versão Exclusive, que herdou o motor 1.4 turbo de 150 cv da antiga GTS.



Fiat Cronos preço carro popular sedãs
Fiat/Divulgação

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Nissan Versa pode subir com a linha 2024

Em seguida, temos o Toyota Yaris sedã (6°) e Renault Logan (7°). O Nissan Versa, por sua vez, aparece apenas em 8° lugar. O modelo teve vendas modestas no primeiro semestre de 2023. No entanto, com a linha 2024, que acaba de estrear no mercado brasileiro, a marca espera subir nos números. Nesse facelift, o sedã ficou mais moderno e ganhou novos equipamentos, com preços a partir de R$ 105.190 na versão de entrada Sense. Por fim, o “top 10” termina com a presença do Honda City (9°) e o modelo mais caro da lista, o BMW 320i (10°).

Os 10 sedãs mais vendidos de julho/2023

  • 1°) Chevrolet Onix Plus: 6.412
  • 2°) Fiat Cronos: 5.036
  • 3°) Hyundai HB20S: 4.811
  • 4°) Toyota Corolla: 3.812
  • 5°) Volkswagen Virtus: 2.729
  • 6°) Toyota Yaris sedã: 2.505
  • 7°) Renault Logan: 1.923
  • 8°) Nissan Versa: 1.086
  • 9°) Honda City: 1.060
  • 10°) BMW 320i: 350

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.