Boa parte das fabricantes de automóveis que expõem carros-conceitos extravagantes em Genebra (Suíça) e nos outros grandes salões automotivos não tem a menor pretensão de levá-los às concessionárias para venda. Criado pela italiana Pininfarina, o H2 Speed Concept tinha tudo para ser mais um desses exemplos. Afinal, o protótipo com estilo de carro de corrida moderno e motor movido a célula a hidrogênio certamente custaria uma fortuna para ser produzido em série, ainda mais por uma empresa de pequeno porte.
Parece, porém, que o H2 terá sorte melhor. De acordo com um relatório da agência Automotive News, a Mahindra, gigante indiana que controla o estúdio Pininfarina, aprovou a produção de 10 unidades do protótipo, para uso apenas em pistas. Os carros serão construídos sobre um chassis homologado pela FIA e um sistema de duas células a hidrogênio fornecerá energia ao motor elétrico de 503 cv, capaz de acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e levá-lo aos 299 km/h.
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O primeiro protótipo funcional deve ficar pronto dentro de 12 a 14 meses. A Pininfarina informa que já há fila de espera de compradores, dos quais cobrará US$ 2,5 milhões (R$ 8,1 milhões) por exemplar do H2. Se essa produção em pequena escala se revelar lucrativa, pode acabar estimulando a empresa a desenvolver uma versão voltada para as ruas.