Você está lendo...
Porsche culpa sócio de Walker por acidente
Notícias

Porsche culpa sócio de Walker por acidente

Para a marca alemã, negligência de Roger Rodas foi o que causou a morte dele e de Paul Walker após colisão

04 de abr, 2015 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Porsche culpa sócio de Walker por acidente
Advogados da Porsche dizem que Rodas dirigiu de forma perigosa e fez alterações no Carrera GT

Na semana de estreia de “Velozes e Furiosos 7”, surge mais uma polêmica envolvendo a morte de um dos protagonistas da franquia, Paul Walker. Para a Porsche, fabricante do carro em que o ator era passageiro durante o acidente que lhe tirou a vida, o culpado pela colisão – seguida de incêndio – foi o motorista – e sócio do astro -, Roger Rodas.

Rodas dirigia seu Porsche Carrera GT, com Walker no banco do passageiro, em Los Angeles, no dia 30 de novembro de 2013. Então, perdeu o controle do esportivo, que colidiu contra uma árvore e explodiu. Ele também faleceu em decorrência do acidente.

Publicidade


De acordo com o pronunciamento da Porsche, divulgado por advogados contratados pela fabricante, Roger Rodas teria sido negligente. Primeiramente, ele teria conduzido o Carrera GT de maneira arriscada, “expondo a si a e a outros a perigos”.

Além disso, ainda conforme a Porsche, foram feitas alterações não recomendadas pela fábrica no Carrera GT, modelo 2005, depois de este carro ter sido vendido. A marca, no entanto, não revelou quais foram essas modificações.

Porém, quando engenheiros da Porsche investigaram o Carrera GT de Rodas após o acidente, constataram desgaste excessivo nos pneus e concluíram que esses componentes não eram trocados há nove anos. O prazo é muito além do aceitável, principalmente para um carro esportivo, que costuma ser exposto a um estilo de condução mais agressiva.


O INÍCIO DA POLÊMICA

A polêmica sobre a responsabilidade pelo acidente foi desencadeada pelo processo que a viúva de Rodas, Kristine, está movendo contra a Porsche desde o ano passado. De acordo com ela, o marido teria perdido o controle do carro porque aquela unidade do Carrera GT apresentava um defeito de fábrica na suspensão.

De acordo com Kristine, no momento do acidente a velocidade do carro era de 88 km/h. No entanto, o resultado da perícia desmentiu a viúva de Rodas. Conforme o laudo técnico, o Carrera GT estava a 150 km/h.


MAIS PROCESSOS

Outro disputa judicial relacionada ao acidente envolve as famílias de Walker e Rodas. De acordo com o site norte-americano TMZ, o pai do ator está processando a família de Rodas por causa da coleção de carros da empresa em que ambos eram sócios, a “Always Evolving”, sediada em Valencia, na Califórnia.

O pai de Paul Walker, cujo nome é o mesmo do ator, reclamou a posse sobre os carros – ou o valor equivalente a eles – aos herdeiros de Rodas, alegando que a maioria dos automóveis pertencia a seu filho. A coleção de 30 veículos é estimada em US$ 1,8 milhão (pouco menos de R$ 5 milhões).


Ainda conforme o TMZ, Paul Walker sênior não teria obtido resposta – há rumores de que muitos dos carros da coleção já foram vendidos pelos herdeiros de Rodas. Por isso, o caso foi parar nos tribunais.

Deixe sua opinião