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Stellantis terá novo motor diesel de 200 cv para a RAM Rampage
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Stellantis terá novo motor diesel de 200 cv para a RAM Rampage

RAM Rampage se prepara para receber duas novidades: um novo motor Turbodiesel mais potente, e uma versão de entrada, mais barata

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

28 de fev, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Novo motor virá junto de versão de entrada Big Horn
Crédito:Stellantis/Divulgação

A RAM Rampage se encaminha para receber novidades em sua linha. Lançada no ano passado, a picape feita em Goiana (PE) pode receber um novo motor: uma unidade Turbodiesel de 2.2 litros, com 200 cv, que já equipou outros modelos do grupo Stellantis no passado.

A unidade já está em testes no Brasil, e segundo os colegas do site Autos Segredos, deve estrear já em 2025. O conjunto Multijet já equipou o SUV grande Jeep Grand Cherokee na Europa, e além dos 200 cv de força, oferecia 43,1 mkgf de torque máximo. Contudo, ainda não dá para dizer se esse motor ganhará mais potência ao chega na Rampage.



Stellantis/Divulgação
Stellantis/Divulgação

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A motorização deve substituir o atual conjunto Turbodiesel de 170 cv e 32,7 mkgf de torque, já utilizado nas versões Rebel e Laramie. Contudo, todas as versões devem manter o câmbio automático de nove marchas, bem como o sistema de tração integral inteligente. Para quem quer um pouco mais de esportividade, a versão R/T deve manter o bom 2.0 turbo de 272 cv.

A novidade sob o capô chegará junto de outra versão: a Big Horn, posicionada como a mais básica da linha. Já lançada em mercados como o uruguaio, ela receberá o motor novo, junto de um visual mais simples, com plásticos na cor da carroceria, ou na cor preta. Acompanham o conjunto rodas de 17 polegadas.

Além disso, a picape perde os acabamentos cromados, e itens como ACC, detector de objetos e pessoas, frenagem autônoma de emergência, airbag para o joelho do motorista e sensor de ponto cego. Contudo, apesar das baixas nos itens de série, ainda manterá itens de conforto e segurança.


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RAM RAMPAGE: COMO É A NOVA PICAPE MAIS POTENTE DO BRASIL

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.